Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Deputado solicita apoio em defesa do Pibid em parceria com a Unespar

Deputado solicita apoio em defesa do Pibid em parceria com a Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Mobilização pela manutenção do programa está acontecendo em nível nacional

A correspondência enviada pela reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) às autoridades políticas, que solicita apoio ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), começa a gerar os primeiros resultados. O deputado estadual, Professor Lemos, encaminhou mensagem ao ministro da Educação, Mendonça Filho, e ao coordenador da bancada paranaense na Câmara dos Deputados, deputado federal Toninho Wandscheer, reforçando que “envidem esforços no sentido da continuidade do Pibid sem cortes e sem interrupções para 2018”.

De acordo com Lemos, o pedido demonstra a preocupação com a previsão de cortes do projeto de Lei Orçamentária Anual para 2018 e a indefinição do novo edital para o próximo ano. Como detalha, os programas da educação básica correspondem a cerca de 0,5% do orçamento do MEC. “Os resultados do Pibid foram positivos melhorando a formação inicial do futuro professor e contribuíram para a escola pública nos seus diversos desafios didático-pedagógicos, de gestão e parceria com a Unespar e tantas outras Instituições de Ensino Superior”, destaca.

Prejuízos
A coordenação institucional do Pibid na Unespar também elaborou um manifesto coletivo, durante o III Seminário e V Encontro Pibid da Unespar, em que posiciona-se contra as mudanças e interrupção que se desenham. No documento, especifica que apenas na universidade estão diretamente envolvidos 785 estudantes de graduação, orientados por 151 supervisores em 97 escolas básicas, organizados em 40 subprojetos de licenciaturas coordenados por 51 professores do ensino superior, 4 coordenadores de gestão e uma coordenação institucional.

Para o Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid), a suspensão do programa fragilizará a parceria com cerca de 5 mil escolas públicas da educação básica e também resultará na retirada de aproximadamente 60 mil bolsas destinadas aos estudantes de licenciatura de todo o país, consequentemente, agravará a evasão no ensino superior.