Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desenvolvido nas universidades estaduais, Paraná Mais Orgânico é referência em certificação no país

Geral, Extensão

publicado: 22/08/2019 10h06 última modificação: 05/07/2022 08h27

O Programa Paraná Mais Orgânico, o qual a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) integra com o campus de Paranaguá, tornou-se referência no país pelo trabalho desenvolvido ao longo dos 10 anos de atividade. Nos dias 12 e 13 de agosto o comitê gestor do programa recebeu a visita de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo e do Banco do Brasil interessados em conhecer o funcionamento do projeto e suas principais características.

No mês de abril, o programa alcançou a marca de 1.127 certificações em propriedades rurais paranaenses com mais de 2.057 visitas e 852 estudos de caso. O Governo do Estado do Paraná, por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) vinculada a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), investiu R$ 13,5 milhões em 4 fases do programa.

Parceria entre a Seti, o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), as sete universidades estaduais e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), o projeto oferta serviços de assistência técnica e extensão rural estimulando a adoção de inovações tecnológicas baseadas na agricultura orgânica.

“Nossas universidades possuem uma capilaridade grande que fortalece a área de abrangência do programa, posicionando o Paraná Mais Orgânico como referência no Brasil”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona. Segundo o coordenador da UGF, Luiz Cezar Kawano, a iniciativa apresenta benefícios em diferentes áreas. “O Paraná Mais Orgânico vai muito além do processo de certificação, envolvendo professores das universidades que coordenam atividades científicas desenvolvidas por alunos. O programa também forma mão de obra qualificada para o mercado de trabalho”.

O projeto na Unespar

Na Unespar, o Paraná Mais Orgânico está inserido como um projeto de extensão universitária executado pelo campus Paranaguá, cuja área de abrangência é o litoral do Paraná. O projeto teve a sua primeira fase (Fase I) com início em 2009 e agora se encontra na fase IV com término prevista para Julho de 2020. Dentre os objetivos e principais atividades está a contribuição para a consolidação da região litorânea do Paraná como produtora de alimentos orgânicos no âmbito do estado. O programa já realizou a certificação e acompanhamento de mais de 33 propriedades formadas pela agricultura familiar. Além disso, também proporciona a participação em eventos técnico-científicos e eventos locais para apresentação de trabalhos divulgação do projeto, fomentando atividades de ensino e pesquisa para o campus da Unespar.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/