Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia do Pibid propõe reflexões no campus de Campo Mourão

Dia do Pibid propõe reflexões no campus de Campo Mourão

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Palestra foi realizada nesta quinta-feira, 1º, com participantes do projeto pelo campus de Campo Mourão

Nesta quinta-feira, 1º, o campus de Campo Mourão realizou mais uma edição do Dia do Pibid. A ação acontece anualmente em todos os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com o objetivo de reunir os participantes e parceiros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para troca de experiências, apresentação dos trabalhos que desenvolvem em parceria com as escolas públicas atendidas e também para reflexões a respeito da formação de professores.

A programação deste ano contou com palestra proferida pela professora Marta Sueli Sforni, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O tema abordado foi “Aprendizagem conceitual e organização do ensino”. Para tratá-lo, a palestrante propôs aos presentes pensar o processo de preparação das aulas do ponto de vista do professor e do estudante.

De acordo com Sforni, a tarefa de pensar na aula que será ministrada é a essência da profissão dos docentes. “Organizar o ensino é uma atividade intelectual que proporciona o desenvolvimento do professor, mas é também uma atividade para pensar no aluno e seu desenvolvimento”, pondera.

Na avaliação da palestrante, não é apenas as condições externas que interferem na aprendizagem. Para ela, o docente precisa olhar internamente para os procedimentos que adota e até para o funcionamento da própria escola. “Não podemos seguir no automático e fazendo as mesmas coisas”, afirmou destacando a importância de realizar uma avaliação constante sobre o que se realiza e os resultados que se alcança.

Segundo a professora, o ensino adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental. Com isso, evidenciou que existem formas de ensino que não levam ao desenvolvimento e precisam ser adequadas para atender aos objetivos que são próprios do ambiente escolar.

Pibid no campus
O campus de Campo Mourão conta com seis subprojetos nas áreas de Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Pedagogia e que estão vinculados ao Pibid.

Como explica o coordenador de gestão do programa no campus, professor Ricardo Pátaro, são subprojetos coordenados por professores dos cursos de licenciatura da Unespar, com a supervisão de professores da educação básica e a participação de acadêmicos. É uma oportunidade para os estudantes conhecerem a realidade das escolas e da sala de aula antes da conclusão do curso superior, bem como proporcionar uma maior integração entre a universidade e as escolas públicas pensando na melhoria da qualidade do ensino.