Você está aqui: Página Inicial > Notícias > #DivulgaUnespar - Editais, eventos e chamadas do mês de Julho

Geral

#DivulgaUnespar - Editais, eventos e chamadas do mês de Julho

Geral

publicado: 05/07/2019 16h14 última modificação: 05/07/2022 08h27

QUER DIVULGAR O SEU EVENTO, CHAMADA OU EDITAL AQUI? MANDE UM EMAIL PARA comunicacao@unespar.edu.br

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

Vestibular Unespar 2019-2020

Tem início no dia 10 de abril o período de inscrições para o Vestibular 2019-2020 da Unespar. Ao todo o concurso oferta 1763 vagas totais para 68 cursos, sendo 869 são para ampla concorrência e, pela primeira vez, também 894 para o sistema de cotas, as quais se subdividem nas categorias: Raciais; Estudante oriundo de escola pública; Deficientes. A solicitação de Isenção de Taxa de inscrição para aqueles que têm direito (consultar edital do processo) poderá ser realizada entre 01 e 22 de agosto de 2019. Neste ano as provas devem acontecer no dia 17 de novembro, em todos os campi da Unespar. 

Prazo de inscrições: 10 de julho a 13 de setembro

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

 

V Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) 

As submissões devem ser realizadas pelo site do evento. O encontro acontece em conjunto com II Encontro Anual de Extensão e Cultura (EAEX), no campus de Campo Mourão, nos dias 29, 30 e 31 de outubro. São duas modalidades: Resumo e Trabalho Completo, ambas sem taxa de inscrição.  O envio para a modalidade Trabalho Completo é opcional - somente para aqueles(as) que obtiveram a aprovação do Resumo - e deve ser realizado entre 23 de agosto e 20 de setembro. Para participantes do PIC nesta modalidade, somente os trabalhos resultantes de projetos de iniciação científica com início em agosto de 2018 e término em julho de 2019 poderão ser submetidos. Lembrando que a participação no V EAIC com submissão de resumo é obrigatória para os bolsistas do PIC 2018-2019 e facultativa aos voluntários, desde que comprovem a apresentação dos resultados do trabalho em outros eventos em 2019. 

Prazo para envio de resumos: Até 10 de Julho de 2019.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA DO EVENTO  

 

II Encontro Anual de Extensão e Cultura

O EAEX, que pelo segundo ano consecutivo acontece em conjunto com o EAIC, está com inscrições para o processo de seleção interna para apresentações. A inscrição deverá ser realizada somente pelo(a) coordenador(a) da ação de extensão no site da Proec até o dia 10 julho. Os acadêmicos e demais participantes como ouvinte deverão fazer a inscrição em formulário próprio em breve. A homologação das inscrições está prevista para o dia 11 de julho e o resultado da seleção sai a partir do dia 22 de agosto. Poderão participar do EAEX programas e projetos de extensão e cultura registrados na Unespar e sem pendências com a Proec. As propostas podem ser inscritas nas modalidades: Roda de Conversa; Oficina; Apresentação em Vídeo; Apresentação Cultural. Mais informações no site da Proec. 

Prazo para envio de propostas: Até 10 de Julho de 2019.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA DO EVENTO  

 

Seminário Nacional Cinema em Perspectiva

 Segue até o dia 20 de julho o prazo de submissão de resumos para o 8º Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. A submissão não tem taxa de inscrição e o evento acontece entre os dias 16 e 20 de setembro, junto a XII Semana Acadêmica de Cinema.  Ambos os eventos são promovidos pelo curso de Cinema e Audiovisual, pelos Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo e Mestrado Profissional em Artes – além da Especialização em Cinema com ênfase em Produção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Prazo de submissão de resumos: 20 de julho de 2019

 Para submissão de trabalhos acesse aqui. 

 

Encontro de História: Ensino e Públicos

O ENCONTRO DE HISTÓRIA: Ensino e Públicos está com inscrições abertas para ouvintes até o dia 16 de agosto. O evento é voltado aos alunos(as) do Mestrado ProfHistória, do Mestrado em História Pública (PPGHP) e alunos(as) da Graduação em História, além de professores da Rede Básica de Ensino e comunidade em geral. Será realizado nos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto de 2019 e constará de palestras, mesas-redondas, roda de conversa, simpósios temáticos e minicursos. O evento tem como proposta articular níveis de ensino – graduação e pós-graduação - e aproximar alunos e professores da escola e da universidade, do Paraná e de outros estados, promovendo o diálogo em torno do conhecimento histórico.

Prazo de inscrições com submissão de resumo:  até 27 de julho.

Prazo de inscrições (ouvintes): até o dia 16 de agosto.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO SITE DO EVENTO

EVENTOS

I Jornada de Projetos de Pesquisa do Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo

O evento, de caráter científico-acadêmico, visa por em diálogo as pesquisas em estágio inicial dos mestrandos do Programa de Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo da Unespar, campus Curitiba II/FAP. Está organizado em três jornadas, com seis sessões de comunicações de modo a por o público interessado em contato com as pesquisas realizadas no Programa, a fim de possibilitar o diálogo mais amplo e difundir a pesquisa em cinema e audiovisual realizada em uma universidade púbica. Não é necessário realizar inscrição prévia, o evento é aberto ao público e gratuito. 

DATA: de 9 a 11 de julho

LOCAL: Sesc Paço da Liberdade Curitiba

Acesse aqui a programação do evento aqui


XII Mostra UM’s & Outros

Nesta edição, com autorização do Comitê de Greve, abriremos a noite com o processo de pesquisa artística que o UM - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP-UNESPAR está desenvolvendo em 2019, chamado RASURAS: enunciados performativos.

Na sequência, a artista Andréia Nhur (SP) apresentará seu espetáculo MULHER SEM FIM (2018) – INÉDITO EM CURITIBA! Para completar o encontro, as artistas Nara Cálipo, Andréia Nhur e Milene Duenha conduzirão uma conversa a partir de uma questão comum entre as/os artistas presentes: "como os discursos são corporalizados e desdobrados em dança?".

__ RASURAS: Enunciados Performativos _________

« Criação compartilhada em processo de investigação corporal que parte de memórias singulares dos criadores-intérpretes participantes do UM. A partir dos sistemas corporais do corpo, o movimento floresce continuamente nas interfaces com as relações espaço-temporais, provocando atravessamentos das camadas e dos aspectos do corpo. Rasuras das memórias em movimento transpassam nas configurações espaciais, apresentando posicionamentos corporalizados. O desenvolvimento de enunciados performativos é um dos modos de dar contorno às práticas singulares que se encontram em cena »

. Proposição: Rosemeri Rocha

. Dramaturgia colaborativa: Rosemeri Rocha, Danilo Silveira, Milene Lopes Duenha, Nara Calipo e Mariah Spagnolo.

. Criadores-Intérpretes: Eliza Pratavieira, Giulia Bieler, Jean Ander, Jossane Ferraz, João Pedro Barauna, Oberdan Piantino, Renata Pellizzoni da Cruz e Tayná Stocco Renisz.

__ MULHER SEM FIM _________

« Uma performer que se identifica como mulher apresenta inúmeras versões de si mesma, transitando entre dança, teatro, música, performance e multilinguismo, para edificar um corpo constantemente trespassado por ecos de mulheres presentes nas memórias das culturas. Nessa direção, traça uma dramaturgia da transformação corpórea de uma performer desenhando e apagando sua própria condição de gênero, por meio de citações de outras mulheres »

. Texto, criação e performance: Andréia Nhur (SP)

. Teaser: youtube.com/watch?v=kACVEsg48zc

__ CONVERSA _________

Artistas-professoras / mediadoras: Nara Cálipo, Andréia Nhur e Milene Duenha

. Ponto de Partida: " como os discursos são corporalizados e desdobrados em dança? "

DATA e HORÁRIO: 08 jul 2019, segunda às 19:30

INGRESSO: Apresentações públicas, abertas e gratuitas!

LOCAL: Teatro Laboratório da FAP – R. dos Funcionários 1756, Cabral.

CHAMADAS ABERTAS

Edital complementar em apoio à participação de docentes em eventos científicos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Unespar divulgou o edital n. 016/2019, que complementa o edital n. 013/2018 de apoio à participação de docentes em eventos científicos. O edital complementar garante que, para participação em eventos ocorridos no país, podem ser concedidas até três diárias e até R$ 2 mil em passagens, caso haja recursos disponíveis. Além disso, cada docente pode participar até duas vezes desta chamada, durante seu período de vigência, caso haja recursos disponíveis. O apoio à participação de docentes efetivos da Unespar pode ser concedido para apresentação de trabalho em eventos científicos a serem realizados até 31 de agosto de 2019.

CONFIRA O EDITAL COMPLEMENTAR AQUI

Chamada CNPq Nº 08/2019 - Bolsas no País e no Exterior

A chamada visa apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais), oriundos do orçamento do CNPq e liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira no CNPq. Serão concedidas bolsas das seguintes modalidades:
No país: a) Pesquisador Visitante (PV) b) Pós-Doutorado Junior (PDJ) c) Pós-Doutorado Sênior (PDS) d) Doutorado-Sanduíche no País (SWP) e) Pós-Doutorado Empresarial (PDI) f) Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI)
No exterior: a. Estágio Sênior (ESN) b. Pós-Doutorado no Exterior (PDE) c. Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) d. Doutorado Pleno no Exterior (GDE)
As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas do CNPq.

Data limite para submissão das propostas de bolsas para início entre os meses de março e agosto/2020 : 16/08/2019
Data limite para submissão das propostas de bolsas para início entre os meses de setembro/2020 e fevereiro/2021: 09/03/2020

ACESSE AQUI O EDITAL COMPLETO DA CHAMADA

Chamada CNPq N º 06/2019 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa

Público-alvo: Docente que possua doutorado ou  o título de livre docente. A chamada tem como objetivo valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 20/05 a 31/07/2019

LINK DE INSCRIÇÃO


Chamada CNPq N º 07/2019 – Bolsas de Produtividade Sênior

Público-alvo: I. Docente que possua doutorado ou  o título de livre docente. II. Ter sido bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) na Categoria 1 por pelo menos 20 (vinte) anos, consecutivos ou não; III. Ou ter sido bolsista PQ ou DT na Categoria 1, níveis A ou B, por pelo menos 15 (quinze) anos, consecutivos ou não.

Período de inscrição: 20/05 a 24/07/2019

LINK DE INSCRIÇÃO


REVISTA CIENTÍFICA/FAP

A equipe Editorial dos Periódicos da FAP - Setor de Pesquisa e Pós-Graduação (campus Curitiba II/Unespar) comunica que, desde o dia 4 de fevereiro de 2019 está aberta a chamada para submissão de artigos, resenhas, ensaios ou entrevistas para a REVISTA CIENTÍFICA/FAP online (ISSN 1980-5071). Essa edição será voltada a reunir pesquisas que tenham por foco questões relacionadas ao estudo das Artes em diálogo com as Comunicações. Eixos temáticos: 1.   Arte e reprodução técnica e/ou tecnológica; 2. Arte híbrida e arte simbiótica; 3. O corpo revisitado nas artes e nas comunicações; 4. O corpo e as artes nas mídias publicitárias; 5. Jogos eletrônicos, arte e interatividade; 6. Artes e narrativas transmidiáticas; 7. Leituras semióticas sobre as artes híbridas; 8. A Arte e as redes sociais: usuários e compartilhamento de conteúdos; 9. A arte nas/das ruas: os artistas propositores e suas propostas; 10. Teorias de Arte na Contemporaneidade; 11. Coletivos de criação artística; 12. Arte, entretenimento e ludicidade; 13. Arte, Comunicação e Economia Criativa; 14.A arte e a educação mediada: ensino à distância e semi-presencial; 15.Tecnologias Comunicacionais de Aprendizagem em Artes. Previsão de publicação da edição: outubro/novembro de 2019

PRAZO DE SUBMISSÃO: 04 de fevereiro a 04 de agosto de 2019, postando o artigo, mediante a realização de cadastro, no site: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/about/submissions#onlineSubmissions

 

PRÊMIOS

14ª Edição do Concurso de Roteiros Rucker Vieira

Fomentado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)/Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), o objetivo do concurso é gerar produtos audiovisuais destinados à utilização em processos educacionais alinhados às diretrizes do Ministério da Educação e com vistas a estimular a produção independente de audiovisual do Brasil. Com o tema “As Múltiplas Faces do Brasil”, os roteiros inscritos devem ser inéditos e originais, e os documentários decorrentes dos projetos premiados devem ter 26 minutos de duração.

Período de inscrições: 20 de maio e 26 de agosto 

LINK PARA INSCRIÇÕES


Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/