Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes de Campo Mourão discutem atividades do novo ano letivo

Docentes de Campo Mourão discutem atividades do novo ano letivo

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens CCHE iniciou a programação debatendo questões de evasão e permanência

CCHE iniciou a programação debatendo questões de evasão e permanência

Os Centros de Área do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) prepararam uma programação especial para os docentes durante o recesso discente. Debates estão em realização com o objetivo de programar as atividades do novo ano letivo que está previsto para iniciar no final deste mês com a recepção de calouros e veteranos.

CCHE
A partir desta terça-feira (7), o Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) começa o planejamento, elaboração e atualização dos planos de ensino, a organização da recepção dos acadêmicos e discussões sobre a reestruturação dos cursos de graduação.

Na abertura, realizada pela manhã, foi debatido o tema “Evasão e Permanência” com a participação de coordenadores de cursos, docentes e representantes dos estudantes. Os resultados de pesquisas desenvolvidas pelos professores Luciano Ferreira e Fabiane Freire França foram apresentados. Além disso, a direção de Registros Acadêmicos expôs os dados referentes ao número de estudantes do campus e iniciou-se a elaboração de propostas de trabalho para o ano.

Também está programada reunião para elaborar propostas de programas e projetos para o CCHE visando a formação acadêmica, para divulgação dos cursos e revisão do regulamento geral dos estágios obrigatórios e não obrigatórios.

O diretor do CCHE, professor Amauri Ceolim, comenta que os trabalhos são fundamentais para avaliação do andamento dos cursos e repensar as práticas docentes. “Na discussão dos planos de ensino entre os professores, por exemplo, vamos tentar observar a possibilidade de relacionar os conteúdos entre as disciplinas. Além disso, queremos encontrar estratégias para que possamos dar mais visibilidade aos nossos cursos”, antecipa.

CCSA
A primeira atividade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), nesta segunda-feira (6), foi relacionada ao detalhamento de como deve ser a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Plano Diretor para os próximos anos, por todos os colegiados de cursos.

Os professores e coordenadores dos cursos vinculados ao Centro também terão, durante o recesso, a tarefa de revisar, verificar e aprovar os planos de ensino das disciplinas para o novo ano letivo, definir as agendas de reuniões dos colegiados e realizar reuniões com os integrantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE), docentes e representantes dos estudantes para debater o ingresso, evasão e permanência.

Segundo o diretor do Centro, professor Adalberto Dias, no período ainda serão apresentadas informações sobre as distribuições de atividades docentes e horários dos cursos, o quadro de horário dos professores e a composição atual dos NDEs por curso.

Além dos assuntos pedagógicos em discussão pelos Centros, a direção do campus também tem aproveitado a oportunidade para repassar alguns informes e esclarecer dúvidas sobre questões administrativas.