Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação Matemática Crítica é tema de nova edição da RPEM

Educação Matemática Crítica é tema de nova edição da RPEM

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Revista é a primeira do Brasil a trazer uma edição especial sobre educação matemática crítica

Dezesseis artigos científicos, dois relatos de experiência e uma entrevista constituem a nova edição da Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM). A publicação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) marca o pioneirismo no Brasil ao publicar o número temático que aborda a Educação Matemática Crítica em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Como salientam os organizadores, a Educação Matemática Crítica vem ganhando mais espaço nas pesquisas em desenvolvimento no Brasil com a ampliação de teorias e criação de novos conceitos. Na edição estão reunidos trabalhos que buscam discutir os significados desta perspectiva teórica e a forma como é interpretada e recriada no campo da pesquisa e prática em educação matemática.

O editor, professor Fábio Alexandre Borges, salienta que os trabalhos expressam variadas preocupações proporcionam ao leitor um panorama importante da forma como a temática tem contribuído não apenas para problematizar, mas para discutir novas possibilidades em educação matemática.

As produções são provenientes de países como Áustria, Colômbia e Dinamarca, bem como dos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio De Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. A entrevista, especificamente, foi realizada com o professor da Universidade de Illinois, em Chicago, Eric Gutstein.

A revista pode ser acessada em www.fecilcam.br/rpem.

Chamada
Como trata-se de uma publicação semestral, o conselho editorial recebe até 28 de fevereiro novos trabalhos para integrar a próxima edição. A revista está vinculada ao curso de Matemática, do campus de Campo Mourão, e ao Grupo de Pesquisa em Educação Matemática de Campo Mourão (GPEMCAM).

A proposta da RPEM é divulgar pesquisas em Educação Matemática, bem como contribuir com a formação inicial de acadêmicos de Matemática e a formação continuada de professores que ensinam Matemática, além de outras áreas afins, buscando fortalecer esse campo de pesquisa no Paraná e no Brasil.