Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação Matemática Inclusiva é o tema do novo número da RPEM

Educação Matemática Inclusiva é o tema do novo número da RPEM

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Revista completa quatro anos e  está na edição de número 9

Revista completa quatro anos e está na edição de número 9

A Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM) chega ao número 9 com uma edição temática com foco nas práticas inclusivas. Nove artigos e quatro relatos de experiência integram o periódico que tem entre os autores pesquisadores dos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A maioria dos trabalhos aprovados aborda os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática de estudantes com deficiência. Dentre eles estão três sobre cegueira/baixa visão, cinco sobre surdez e um que aborda ambas as deficiências; dois referentes a transtornos globais do desenvolvimento como o TDAH e Asperger, um acerca da formação de professores para a educação inclusiva e outro relacionado à educação do campo.

O editor da revista, professor Fábio Alexandre Borges, explica a motivação pela escolha do número temático sobre inclusão e Educação Matemática. “A escolha se deu em função da constatação do aumento registrado tanto da inclusão de aprendizes com necessidades especiais nas escolas regulares comuns, quanto de pesquisadores preocupados com o desenvolvimento de uma Educação Matemática ‘para todos’”.

Borges lembra ainda que o tema tem relevância comprovada uma vez que recentemente foi abordado pela Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Ripem), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e, também, pelo resultado das discussões realizadas por pesquisadores da área durante o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (Sipem).

Para ler o conteúdo da edição atual e anteriores da Revista Paranaense de Educação Matemática, acesse www.fecilcam.br/rpem.

Participação
O Conselho Editorial da RPEM tem o fluxo contínuo para recebimento de trabalho. Para o próximo número, a ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano, o prazo limite para o envio de textos é 28 de fevereiro.

A revista é publicada semestralmente e está vinculada ao colegiado do curso de Matemática do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Em 2016 o periódico completou o quarto ano desde o lançamento. Além de estar indexada em diferentes bases de dados, possui o Qualis B1 na área de Ensino.