Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Emenda parlamentar federal destina R$ 8 milhões para Unespar

Emenda parlamentar federal destina R$ 8 milhões para Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Reitores participaram de audiência para tratar sobre emendas na semana passada

Reitores participaram de audiência para tratar sobre emendas na semana passada

Os reitores das universidades estaduais do Paraná reuniram-se, recentemente, com a bancada paranaense de deputados federais, em Brasília, para discutir emendas para atender as instituições. A audiência viabilizada pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) resultou em aprovação nesta terça-feira, 11, de emenda impositiva no valor de R$ 56 milhões para o orçamento de 2017. Com a medida, cada uma das sete universidades estaduais deverá receber R$ 8 milhões.

O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, detalha que o total destinado à instituição será dividido igualmente para custeio e compra de equipamentos. “Uma das preocupações é com todos os laboratórios da universidade, mas já iniciamos as conversas com os diretores dos campi para planejar a utilização do recurso”, comenta.

Embora as emendas impositivas devam ser obrigatoriamente executadas, a decisão ainda precisa ser ratificada pelo governo federal. Para Aleixo, a emenda vai auxiliar nas demandas da Unespar e das demais universidades que serão contempladas. “A articulação da Apiesp e o apoio dos deputados federais do Paraná foram importantes para chegarmos a esse resultado. Muitas ações para a melhoria da nossa universidade poderão ser realizadas após a liberação da emenda no próximo ano”, afirma.

Audiência
A audiência na capital federal foi realizada na semana passada. Entre os presentes estavam o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes. Na oportunidade, apresentou informações sobre o Sistema Estadual de Ensino Superior e destacou a importância das universidades estaduais para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

A reunião foi proposta pelo líder da bancada, deputado Toninho Wandsheer, para debater assuntos de interesse do ensino superior público do Paraná e coordenada pelo deputado Alex Canziani, da frente parlamentar da Educação.

Além de Aleixo, também participaram os reitores da Unicentro, Aldo Bona; da UEPG, Carlos Luciano Vargas; da UEL, Berenice Jordão; da Uenp, Fátima Padoan; além do vice-reitor da UEM, Júlio Damasceno e o diretor do campus de Cascavel da Unioeste, Alexandre Almeida Webber.