Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresa Júnior do campus Campo Mourão é Impacto 2020

Empresa Júnior do campus Campo Mourão é Impacto 2020

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 10/12/2020 15h18 última modificação: 05/07/2022 08h29

Apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a Otimiza Empresa Júnior (EJ) do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial (EPA) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Campo Mourão, recebeu pela primeira vez o título de EJ Impacto. O título é concedido anualmente pela Federação de Empresas Juniores do Estado do Paraná (Fejepar) às empresas juniores federadas que atingiram todas as metas. “E isso com a universidade em trabalho remoto”, salienta a professora orientadora e coordenadora da Otimiza, Thays J. Perassoli Boiko.

Um dos fundamentos da empresa, assim como o Movimento Empresa Júnior Brasileiro (Brasil Júnior), é lutar por um Brasil mais ético, transformador, colaborativo, inovador e empreendedor. “O mais importante de alcançar todas as metas, principalmente no contexto da pandemia, é mostrar que a empresa conseguiu se adaptar e se reinventar”, completa Thays. “Isso mostra que a pandemia está sendo um momento muito difícil, mas que temos que tentar utilizar dos recursos que nos são disponibilizados para tratar ela como um momento de inovação no contexto empresarial”, assegura.

Com o isolamento social, todos os processos internos, de gestão, vendas, atendimento, recrutamento, seleção, treinamento, gestão e execução de projetos e consultorias tiveram que ser adaptados para serem realizados usando tecnologias de trabalho remoto. “Além disso, todos os cronogramas tiveram que ser atualizados”, explica a coordenadora.

Atualmente, a equipe da Otimiza é composta por 11 acadêmicos de EPA e a atuação da EJ é de grande importância para que o campus Campo Mourão e a Unespar tenham mais visibilidade. “Nossos acadêmicos estão sendo preparados da melhor forma possível”, comemora a professora.

A ação da EJ permite uma forte conexão da universidade com a comunidade externa. Além disso, é uma oportunidade para os acadêmicos conseguirem colocar em prática os conceitos teóricos aprendidos dentro da universidade. Por meio da EJ, vários profissionais liberais, microempreendedores individuais e empresas têm acesso à consultoria, conhecimento e tecnologia de ponta a um preço acessível.

Otimiza

Fundada em 2004 por acadêmicos de EPA, com apoio do Colegiado do Curso, com a vontade de colocar na prática o que aprendiam em sala de aula. Foi a primeira Empresa Júnior de Campo Mourão.

Em 2017 teve 12 projetos e R$ 14 mil investidos em formação empreendedora e se tornou uma empresa federada pela Fejepar. Ainda neste ano, a Otimiza passou a atender gratuitamente microempreendedores individuais na Casa do Empreendedorismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão.

De 2018 a 2020, realizou 60 projetos e investiu, na formação de seus membros, mais de R$ 40 mil, até mesmo neste ano, com o isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. Atualmente, a empresa é presidida pelo estudante do 3º ano de EPA, João Pedro Tenório de Oliveira dos Santos.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo