Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enfermagem do campus Paranavaí realiza oficinas na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Geral

Enfermagem do campus Paranavaí realiza oficinas na Semana Mundial do Aleitamento Materno

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 02/08/2019 14h21 última modificação: 05/07/2022 08h27

Teve início nesta quinta-feira, 1 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2019. Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”, a semana visa informar a população, vincular iniciativas de apoio à maternidade e paternidade com igualdade de gênero para apoiar a amamentação e mobilizar a sociedade para apoiar e promover a amamentação. 

O curso de Enfermagem do campus Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com uma programação de palestras durante todo o mês, através do Núcleo Multiprofissional de Educação Permanente em Saúde (Numeps), em conjunto com a 14ª Regional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí e o Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (Sinas) do município. 

A diretora de Pós-graduação do campus e coordenadora do Numeps, professora Maria Antonia Ramos Costa, explica que o projeto é importante para os acadêmicos porque auxilia no amadurecimento profissional dos mesmos. “Com o comprometimento no estudo dos conteúdos das oficinas, na busca de metodologias ativas, que é o foco da abordagem nas oficinas, o trabalho em equipe, e a disseminação do curso de Enfermagem nos municípios da região Noroeste e Norte do Paraná, faz com que os estudantes fortaleçam a responsabilidade social de cada um”, salienta. 

Ao todo, estão envolvidos, no projeto, quatro alunos bolsistas e dez voluntários. “A previsão é atender, até setembro, 1500 profissionais de Saúde no processo de formação contínua”, assegura Maria Antonia 

 

Parcerias 

Para a professora, a parceria com a Regional de Saúde, clínicas particulares, Secretarias Municipais de Saúde e Conselhos de Saúde dos municípios da região possibilitou a qualificação das atividades do Numeps e dos acadêmicos e equipes profissionais que atendem à população.  

 

Oficinas 

Serão desenvolvidas, durante o mês de agosto, oficinas para os profissionais de Saúde de Paranavaí e região. As oficinas irão tratar da prevenção da transmissão de HIV e sífilis através da amamentação, além de trabalhar a importância de apoiar e promover o aleitamento materno. Acompanhe o cronograma de oficinas na página do Numeps no Facebook.