Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Unespar de Paranaguá e Campo Mourão são contemplados com bolsa de estudos no Canadá pelo programa Paraná Fala Idiomas

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

Em mais um passo rumo à sua internacionalização, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) divulgou na última terça-feira (12) o resultado do Programa de Mobilidade Internacional do programa Paraná Fala Idiomas (PFI). Desenvolvido em parceria com instituições do Canadá, Languages Canada e com apoio da Unidade Gestora Fundo Paraná (UGF), a iniciativa disponibilizou duas bolsas de estudo no país para estudantes da Unespar e uma bolsa parcial para uma docente da instituição.

“Acredito que minha participação possa contribuir para o PFI, para que os alunos entendam que o curso é de qualidade e oferece excelentes oportunidades e está no nosso campus. Estou muito feliz por ter concorrido e conquistado essa bolsa, espero concluir este processo com sucesso, pois será uma experiência incrível”, comemora Brandon Figueiredo, estudante do 4º ano de História do campus de Campo Mourão. Ele e a acadêmica do 2º ano do curso de História do campus de Paranaguá, Carla Ramos, foram os contemplados pelo programa.

Os dois terão entre 3 e 6 semanas de imersão nas instituições canadenses Global Village Calgary (Toronto) e Académie Linguistique Internationale (Montreal, Quebec), respectivamente, com despesas como alimentação, alojamento e passagens aéreas pagas pelo programa. “Foi algo realmente extraordinário, tendo em vista todas as demandas que temos enquanto acadêmicos do Ensino Público. É algo que nos motiva a acreditar na nossa formação com a devida qualificação que prezamos”, declara Carla.

Para ela, a oportunidade, além de aprimorar um segundo idioma, irá colaborar para um futuro ingresso no mestrado. “Tenho consciência que este momento é muito significativo para todos nós, pois se apresenta como um multiplicador para novas possibilidades”, diz.

Conforme explica a coordenadora institucional do PFI, professora Alessandra Pereira, ao oportunizar aos participantes do programa, cursos de língua inglesa e atividades extra-curriculares vinculados às universidades de destino, a mobilidade internacional assume importância no intercâmbio de conhecimento linguístico e cultural entre os dois países, integrados ao ensino e à pesquisa.

“A Unespar é representada em um contexto internacional, além de termos a capacitação linguística e intercultural dos participantes. Ainda, eles darão um retorno à Unespar, ao desenvolver projetos de internacionalização quando retornarem ao Brasil”, ressalta a coordenadora.

Empolgado para a viagem, Brandon reforça o compromisso com a responsabilidade que a oportunidade traz. “Agora que já temos o resultado, estou muito empolgado para viajar, esta não é uma viagem de turismo, vou lá para aperfeiçoar meu inglês e terei muitas atividades para concluir, tanto pela instituição que me receberá quanto pela Unespar.”

Internacionalização

Para a Chefe da Divisão de Convênios e Mobilidade do Escritório de Relações Internacionais da Unespar, professora Laíze Guazina, todo o trabalho desenvolvido pelo PFI e toda a política linguística são centrais para o processo de internacionalização da instituição. Além de qualificar o ensino, ela destaca que o programa de mobilidade ainda oportuniza um novo conhecimento cultural. “Com o conhecimento adquirido, o retorno dos estudantes enriquece a universidade, tanto no nível acadêmico, quanto no fortalecimento do diálogo entre os países”, sustenta.