Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Biologia do campus Paranaguá realizam atividade de campo no litoral do Estado

Geral

Estudantes de Biologia do campus Paranaguá realizam atividade de campo no litoral do Estado

Geral, Pesquisa

por Paula Fernandes publicado: 03/10/2019 10h07 última modificação: 05/07/2022 08h28

Os acadêmicos do 4º ano do curso de Biologia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, realizaram uma aula de campo com a professora Yara Tavares, para a disciplina de Biologia Marinha. A aula consistiu em atividades de estudos de invertebrados nas praias de Guaratuba, importante para avaliar aspectos de impactos ecológicos ambientais nas praias.

Outro ponto importante da aula de campo é identificar características oceanográficas e os alguns fatores dos ecossistemas costeiros do litoral paranaense, além de aplicar métodos de amostragem nesses ambientes. A logística da atividade contou com as dependências do Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos (CPPOM), onde os alunos após a coleta de dados em cada ambiente triaram parte das amostras coletadas em campo e iniciaram a tabulação dos dados obtidos. "Todas as atividades são realizadas em grupo para a elaboração de relatórios de campo e apresentação de seminários relativos às observações sobre os limites físicos dos ambientes, a distribuição e identificação dos organismos mais conspícuos destes ecossistemas", comenta Yara.

Ao todo, participaram da 18 estudantes e dois monitores das disciplinas. "O reconhecimento do ambiente litorâneo é de suma importância para os estudantes que são habitantes dos municípios do nosso litoral", complementa a professora. Para ela, a realização das atividades de campo e em grupo são importantes para o processo de aprendizagem dos estudantes. "A prática sempre traz um grande benefício no processo ensino-aprendizado, valora o espírito investigativo dos acadêmicos e fixa conteúdos com maior rapidez, além do desenvolvimento do trabalho em equipe trazer o reconhecimento do coletivo e o papel de cada individuo em prol dos objetivos em comum", finaliza.


Acompanhe a Unespar nas redes sociais

 www.facebook.com/UnesparOficial

 www.twitter.com/UnesparOficial

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/