Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do campus Curitiba I/Embap conquistam 2º lugar no Concurso de Música de Câmara do Rio de Janeiro

publicado: 20/11/2018 13h04 última modificação: 05/07/2022 08h27

Acadêmicos do campus Curitiba I/Embap da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foram destaque no 56º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Formando o "Duo Kinesis", Daniel Ricobom Costa (violão) e Leonardo Rodrigues (violão), graduandos do 3º ano Superior em Instrumento, conquistaram no último domingo (18) o 2º lugar no 8º Concurso de Música de Câmara do Núcleo Pedagógico do festival.

Daniel e Leonardo foram os únicos representantes da região sul na semifinal e únicos participantes que não residiam no Rio de Janeiro na etapa final do concurso. O prêmio não é o primeiro dos estudantes. Em 2017, também conquistaram o 2º lugar na categoria Duos de Câmara do XXXVI Concurso Latino Americano Rosa Mística, realizado na cidade de Curitiba. Ambos são alunos de música de câmara da professora Clenice Ortigara, que em 2013 conquistou o 1º lugar no mesmo concurso juntamente com Jairo Wilkens, professor colaborador de Clarinete no campus de 2015 a 2017.

“Atualmente os discentes são graduandos de violão na classe do prof. Fabio Scarduelli, mas já tiveram orientação musical e técnica dos professores Beatriz Helena Furlanetto e Luiz Cláudio Ribas Ferreira. Também os graduandos Denusa Castellain e Samuel Júnior, em 2015, sob orientação dos dois professores, conquistaram o 1º lugar nesse mesmo concurso. Ou seja, a nossa querida Embap fazendo história no concurso mais importante do segmento no país”, comemora a professora Clenice Ortigara.

“O apoio dos professores foi essencial para nos manter motivados. Seja com orientações técnicas, musicais ou mesmo mensagens de incentivo, todos eles contribuíram para essa conquista”, declara o acadêmico Daniel Ricobom. O duo voltará ao Festival Villa-Lobos em 2019 como convidado na programação “Jovens Cameristas”, uma série de concertos dentro da programação oficial do Festival, e também foi convidado a realizar um concerto na Universidade Federal do Rio de Janeiro na mesma ocasião.

Festival Villa-Lobos

O Festival Villa-Lobos ocorre anualmente no mês de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, contando com uma vasta programação artística, com renomados instrumentistas eruditos, oficinas de formação em música de câmara e com um concurso de música de câmara dentro do núcleo pedagógico do festival. É o maior evento na área da música de câmara atualmente realizado no Brasil.

www.instagram.com/unespar/