Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Filmes de acadêmicos da Unespar são destaque em festival da UEM

Filmes de acadêmicos da Unespar são destaque em festival da UEM

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Festival foi realizado entre os dias 05 e 07 de dezembro

Festival foi realizado entre os dias 05 e 07 de dezembro

O grande destaque do II Festival de Vídeos da UEM (Fevuem) foram as produções dos acadêmicos do curso de Cinema e Audiovisual do campus de Curitiba II, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Cinco trabalhos foram premiados entre os melhores na opinião dos jurados e dois receberam menção honrosa. A programação contou com 29 filmes selecionados dos quais 10 representaram a instituição.

Na categoria documentário, o primeiro e o segundo lugares ficaram com “Usadas (Ou)sadas” e MMXII de Helena Volani e Alexandre Aguiar, respectivamente. Os trabalhos “Tupinikuirs”, de Jefferson Grochovski, e “Pulso”, de Felipe Aufiero Fonseca, receberam o prêmio de segundo e terceiro lugares da categoria ficção. Ainda, na categoria experimental, a produção de Valdecir Cândido da Silva Júnior, “Dopamina”, conquistou o primeiro lugar.

O trabalho “Campocontracampo”, da acadêmica Maria Nathália Cavalcanti, ficou com a menção honrosa pela importância do resgate da memória do cinema na categoria documentário. Pela categoria experimental, a menção honrosa pelo enfoque sensível dado ao tema foi para “Você sabe quem é meu pai?”, de Yasmin Rahmeier Souza.

Na votação do público, o escolhido entre os documentários apresentados foi “Usadas (Ou)sadas”. Além disso, o filme “João e Maria” dirigido pelo professor Eduardo Baggio, foi exibido no encerramento da programação.

Fevuem
O evento foi realizado na semana passada, entre os dias 05 e 07, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo é promover e incentivar a produção e exibição de vídeos feitos por estudantes de cursos universitários ou técnicos, de instituições paranaenses e premiá-los. Nesta edição, foram recebidas inscrições de vídeos em três categorias.

O Festival é uma realização da Diretoria de Cultura da UEM em parceria com o Cinuem, o Grupo de Estudos de Cinema CMM/UEM e o Núcleo de Estudos Cinematográficos de Maringá (Necim).