Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum das Licenciaturas em Matemática será realizado na Unespar

Geral

Fórum das Licenciaturas em Matemática será realizado na Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Fórum acontece nos dias 16 e 17 de junho

Fórum acontece nos dias 16 e 17 de junho

O Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática (Felimat) acontece nos dias 16 e 17 de junho. Será a décima edição do evento que, neste ano, terá sede no campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Durante a programação, os participantes discutem questões acerca da formação inicial de professores de matemática da educação básica. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site www.sbemparana.com.br/xfelimat.

Alguns dos objetivos do Felimat são refletir sobre os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática nas instituições de Ensino Superior do Paraná, identificar as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão no interior dos cursos, bem como sistematizar as experiências positivas.

Segundo o coordenador local, professor Sérgio Dantas, o Fórum é um evento que tem como principal característica a reflexão coletiva e permanente das questões que envolvem os cursos. “As discussões servem de indicativos para o desenvolvimento de estratégias com vistas à permanência dos alunos nos cursos de licenciatura em Matemática, aproximação da teoria e prática e inserção do licenciando na pesquisa. Os resultados obtidos nos grupos de trabalho são compartilhados com todos os envolvidos por meio de plenárias e pela divulgação da publicação de anais”, explica.

Programação
A abertura do Felimat, no dia 16, contará com palestra do professor da Universidade Federal do Paraná, doutor Carlos Vianna, que desenvolve trabalhos sobre a educação matemática.

No dia 17, acontecerão os encontros dos grupos de discussão que estão divididos em cinco áreas diferentes que tratarão de assuntos como: matriz curricular e a organização da prática como componente curricular; materiais didáticos e TICs na formação inicial de professores; relações entre estágio curricular obrigatório, Pibid e outros programas na formação inicial do professor de Matemática; ingresso, evasão e permanência nos cursos de licenciatura em Matemática; e ensino de matemática na educação inclusiva.

Confira a programação completa