Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de trabalho pesquisa causas da evasão na Unespar

Grupo de trabalho pesquisa causas da evasão na Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

Mapear, identificar as causas e propor soluções para a evasão escolar. Estes são alguns dos objetivos do Grupo de Trabalho de Acesso, Permanência e Evasão (GT – APE) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Coordenado pela professora Jacqueline Vignoli, docente do Colegiado de Letras do campus de Campo Mourão, o GT - APE,  composto por pelo menos um docente de cada um dos sete campi da Unespar, atua desde 2017 coletando dados sobre tema.

A coordenadora explica que o grupo não tem função deliberativa, ou seja, de decidir e implementar iniciativas que busquem impedir a evasão, mas sim de propor soluções, em conjunto com a comunidade acadêmica,  para os problemas evidenciados a partir da coleta de dados.

A primeira ação do grupo, desenvolvida no final  de 2017, concentrou-se na coleta de dados de aproximadamente 600 alunos matriculados  no primeiro ano de cada curso da instituição. Os estudantes responderam questões sobre quais fatores, de acordo com suas perspectivas pessoais, mais influenciam na possibilidade de desistência do curso. Segundo Vignoli, o relatório da pesquisa está em fase de finalização e, em breve, será apresentado aos campi pelos membros do GT - APE.

Já a segunda ação, a ser desenvolvida ao longo de 2018, tem como objeto o acompanhamento dos estudantes que de fato evadiram ainda no primeiro ano de graduação. Para isso, cada coordenador de curso deverá informar, trimestralmente, os nomes dos  alunos desistentes no formulário que se encontra na página do grupo, cabendo aos membros do GT – APE estabelecer o contato com eles.

Uma das hipóteses  para a desistências é a condição socioeconômica dos estudantes. Conforme justifica a professora, grande parte dos discentes da Unespar tem dupla jornada, estudando no turno da noite e trabalhando durante o dia e, muitas vezes, os estudantes precisam  priorizar a dedicação a sua fonte de renda em detrimento à formação superior.

Futuras ações

Além da coleta de dados com estudantes evadidos, duas outras ações serão desenvolvidas pelo grupo. Alunos egressos também serão ouvidos para que possam expressar suas impressões sobre a relevância da formação recebida nos cursos da Unespar em relação ao modo como desempenham suas atividades profissionais . A segunda consiste na análise do relatório produzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), especialmente para obter dados sobre os estudantes matriculados nos  2º, 3º e 4º anos dos cursos de graduação da instituição. “A evasão estudantil é hoje um grave problema das instituições de ensino superior em geral e na Unespar não é diferente. O GT – APE pretende, ao gerar dados sobre, identificar os reais motivos pelos quais nossas estudantes e nossos estudantes abrem mão da formação pública superior” justifica a coordenadora.