Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Colóquio de Práticas de Pesquisa Baseada em Arte Educação

1º Colóquio de Práticas de Pesquisa Baseada em Arte Educação

Geral, Extensão

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

Entre 20 e 22 de agosto de 2015 a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná), realizará o 1º Colóquio de Práticas de Pesquisa Baseada em Arte na Educação: provocar experiências, vivenciar pensamentos, criar métodos, evento que discutirá abordagens e metodologias emergentes que inserem experiências e práticas artísticas como processo, modo e resultado de investigações no campo educacional. Ao ampliarem os processos de questionamento, reflexão e modos de registro, as Pesquisas Baseadas em Arte na Educação estabelecem conexões e transformações no modo de pensar a pesquisa de/sobre o ensino de arte.

Serão apresentadas as características da Pesquisa Baseada em Arte na Educação - investigação que utiliza métodos artísticos para realizar experiências educativas, discutir saberes e comunicar processos e resultados - e da sua variante denominada A/r/tografia, com ênfase na identidade do artista, do pesquisador e do pesquisador, mesclando e transformando conceitos, percepções e práticas investigativas.

O evento contará com a presença de vários pesquisadores professores, dentre os quais destacam-se:

- Profa. Dra. Rita Irwin da Divisão de Formação de Professores da Universidade da Columbia Britânica (UBC), no Canadá. Presidiu a International Society for Education through Art (InSEA) e é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho com a A/r/tografia, participando ativamente na construção, aprofundamento e divulgação dessa forma poética e conceitual de investigação.

- Profa. Dra. Lenira Peral Rengel da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa Corponectivos em Dança, Artes e Interseções, seus estudos abordam a Dança com ênfase nos processos cognitivos atrelados ao ensino e aprendizagem em arte.

- Profa. Dra. Susana Rangel Vieira da Cunha da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É coordenadora editorial da Coleção Educação e Arte (Editora Mediação) e atualmente trabalha na interface dos estudos da Cultura Visual, Educação Infantil, Infâncias e Ensino de Arte.

- Profa. Me. Monica Marcell Romero Sanchez, professora convidada no curso de Educação Artística da Universidade Nacional de Colômbia e integrante do Observatório de Poéticas Sociais da Universidade Jorge Tadeo Lozano. Suas recentes pesquisas abordam a revisão do lugar da criação nos processos educativos e é co-investigadora no projeto Another Roadmap for Arts Education do Instituto de Arte Educação da Universidade de Arte de Zurique.

O evento é uma atividade extensionista da Unespar e conta com o apoio da CAPES, do Instituto Arte na Escola (IAE) e da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB).

Serviço:

O 1º Colóquio de Práticas de Pesquisa Baseada em Arte na Educação

Data de realização: 20 a 22 de agosto de 2015

Local: Universidade Estadual do Paraná – campus de Curitiba II (FAP)

Teatro Laboratório (Telab ) - Rua dos Funcionários, 1756

Auditório do Campus de Curitiba II (FAP) - Rua dos Funcionários, 1357