Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inaugurado novo bloco no campus de Apucarana da Unespar

Inaugurado novo bloco no campus de Apucarana da Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Placa de inauguração foi descerrada pelo secretário, reitor, diretor do campus e família homenageada

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conta com uma nova área para atendimento da comunidade do campus de Apucarana. Nesta terça-feira (29), a reitoria e a secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) inauguraram o bloco Professor Ruy Barbosa. A obra de 709,07 metros quadrados recebeu um investimento de R$ 877 mil em recursos da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF). Dividido em dois pisos, o bloco contém seis salas de aula, duas salas de orientação e quatro banheiros.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, destacou que a obra acompanha o crescimento do campus que nos últimos anos viabilizou a implementação e o reconhecimento de seis novos cursos. “O campus de Apucarana passou por muitas mudanças. Talvez tenha sido o campus que mais sofreu alteração em conteúdo e esse prédio conforma este conteúdo que a gente cresceu nos últimos anos. Isso auxilia no desenvolvimento para alocação de pessoas, de salas de aulas e laboratórios”, disse avaliando que a mudança interna foi substancial inclusive citando que o número de professores do campus aumentou cerca de 50% nos últimos quatro anos.

Como lembrou o diretor do campus, professor Narciso Luiz Rastelli, a construção iniciou em 2012, mas a desistência da empreiteira gerou alguns problemas que só foram solucionados com o apoio da SETI. “O secretário João Carlos autorizou o reinício para conclusão da obra e esse apoio foi fundamental para que pudéssemos ter esse novo bloco muito importante para nossa comunidade”, discursou.

Investimentos
Representando a UGF, órgão responsável pelo financiamento da construção, o coordenador geral, Luiz César Kawano, argumenta que o projeto é resultado de um trabalho próximo das instituições de Ensino Superior. “Agora o campus possui um ótimo bloco, com estrutura de primeira qualidade e capaz de atender toda a comunidade. Nós estamos sempre pensando na qualificação e na infraestrutura das nossas universidades. Para isso, temos priorizado as principais demandas de modo a atender as sete universidades estaduais. Essa inauguração é fruto disso. Uma grandiosa obra para a universidade e para nós da SETI e da UGF”, disse mencionando o orgulho ao voltar na instituição em que se graduou.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, destacou que o Ensino Superior é uma política de estado no Paraná. Para ele, as condições de trabalho para os professores e servidores, bem como de estudo para os alunos é uma preocupação. “Esse é o exemplo do que estamos fazendo aqui em Apucarana. Temos nos preocupado em trabalhar com prioridades e sempre discutimos as prioridades juntos com os reitores, porque no momento de dificuldade é preciso definir as prioridades e para nós melhorar as condições de trabalho e de estudo é uma prioridade”, afirmou.

João Carlos ainda citou o apoio da SETI para as melhorarias realizadas na estrutura do campus de Paranaguá e dos investimentos que contemplarão os campi de União da Vitória e de Campo Mourão. Além disso, cumprimentou a administração da Unespar pela seriedade que está dando no processo de consolidação da instituição como universidade.

Maior campus
Em 2002 o campus de Apucarana, ainda como faculdade estadual isolada, possuía uma área construída de 6.500 metros quadrados. Com o processo de transformação que viveu nos últimos anos e a inauguração do novo bloco, o campus completa 15 mil metros de área construída.

O pró-reitor de Administração e Finanças, professor Rogério Ribeiro, atribui esse crescimento às ações desenvolvidas com apoio da SETI, da UGF e também da reitoria. “É com esses apoios que hoje este se torna o maior campus de área construída de nossa universidade. É um marco de que aqui é terra fértil. Para chegarmos neste momento é preciso tempo, paciência, tolerância e trabalho. É isso que temos feito no campus e na reitoria. Temos aqui verdadeiros guerreiros e guerreiras do ensino superior público do Paraná”, afirmou.

Homenagem
A inauguração que também á uma homenagem ao ex-professor do curso de Ciências Econômicas do campus, Ruy Barbosa, contou com a presença da esposa Marli Barbosa, das filhas e netos. Barbosa morreu em março deste ano, vítima de um câncer. A história com a instituição começou ainda durante a graduação, quando formou-se pela então Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea). Atuou como docente até 2013 quando se aposentou. Além disso, entre 1990 e 1993 foi diretor da faculdade e atuou como coordenador de assuntos comunitários.

Presenças
O evento contou com a presença de autoridades internas e externas da Unespar. Entre eles o pró-reitor de Planejamento, professor Flávio Brandão; a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Simone Jacomini Novak; o ouvidor e ex-reitor da Unespar, professor Antonio Rodrigues Varela Neto; o vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac; o vereador de Apucarana, Rodolfo Mota; o chefe do escritório regional da SEAB em Apucarana, Mario Bezerra Guimarães; o gerente regional da Emater em Apucarana; Cristovam Ripol; o ex-reitor da Unicentro, professor Vitor Zanetti; o comandante do 4º Subgrupamento dos Bombeiros Independentes, major Coelho; o vice-diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega.