Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições prorrogadas para a Operação Rondon Paraná 2018

Inscrições prorrogadas para a Operação Rondon Paraná 2018

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) prorrogou até o dia 18 de junho o prazo para inscrições dos acadêmicos interessados em participar da Operação Rondon Paraná 2018.

A inscrição deve ser realizada por meio do preenchimento deste formulário online. A Proec também optou por alterar o pré-requisito referente a série de matrícula dos candidatos. Agora podem inscrever-se estudantes matriculados a partir do 1º ano de graduação ou cursando pós-graduação, desde que tenham disponibilidade para dedicação exclusiva durante a operação, que ocorrerá entre 22 de julho a 04 de agosto de 2018.

Estudantes do 1º ano que se inscreveram na primeira etapa terão suas inscrições homologadas, não havendo necessidade de nova inscrição. O edital com as alterações pode ser consultado no site da Proec.

A seleção e classificação dos acadêmicos serão realizadas pelos professores coordenadores das equipes desta Operação ou professores convidados, baseadas nas informações do formulário eletrônico preenchido pelo candidato, e entrevista deve ser realizada até o dia 23 de junho.

Consulte a data das entrevistas por campus no EDITAL Nº 010/2018 – PROEC OPERAÇÃO RONDON PARANÁ 2018.

Operação Rondon Paraná 2018

Coordenada este ano pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), a operação contará com a participação das universidades estaduais do Paraná as quais realizarão ações distribuídas por diversas regiões do estado, tendo como foco municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Os selecionados integrarão cinco equipes multidisciplinares compostas, cada uma, por dois coordenadores e de oito a dez acadêmicos, que atuarão voluntariamente (sem remuneração) por 14 dias, juntamente com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), em municípios da região de Paranavaí, sendo estes responsáveis pelo fornecimento de alimentação, alojamento e transporte durante a operação. Já o deslocamento das equipes até os municípios atendidos será viabilizado pela Unespar.

As ações são compostas por oficinas, cursos e palestras visando a melhoria das condições de vida e bem-estar das comunidades participantes por meio da formação de agentes multiplicadores. A formação se concentra nas áreas de cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho. A operação tem como público alvo servidores públicos de diversas secretarias, em especial educação, saúde e administração, assim como crianças, adolescentes e adultos em geral.