Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançado o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional

Geral

Lançado o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional

Geral, Pesquisa

publicado: 01/10/2019 09h26 última modificação: 05/07/2022 08h28

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participou, na  última quarta-feira (25,) do lançamento oficial do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), realizada no campus de Presidente Prudente da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estavam presentes as professoras Roseneide Batista Cirino e Eromi Humel, coordenadora e a vice coordenadora, respectivamente, do Programa na Unespar. 

Com processo seletivo a ser realizado ainda em 2019, o Profei iniciará suas atividades em março de 2020, com a oferta de 150 vagas, sendo 22 para a Unespar, campus Paranavaí. Em breve mais informações serão divulgadas.  Por ser incorporado ao Programa de Mestrados Profissionais para Professores da Educação Básica (ProEB), tendo como público alvo professores e gestores em exercício na Educação Básica, está constituído por 3 linhas de pesquisa: 1- Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 2 -Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva; e 3- Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. A Matriz Curricular oferta três disciplinas obrigatórias e mais 22 disciplinas eletivas nas áreas da Gestão, diversidade, políticas públicas, Educação Especial, TDIC, Acessibilidade, entre outras.

O Programa

O Profei nasce de uma demanda posta pela Política Brasileira de Inclusão de aprimoramento profissional dos professores e gestores em todo território nacional: a formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).  O objetivo é desenvolver o processo formativo profissional para uma sociedade inclusiva, com metodologias inovadoras para construir habilidades e competências dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional. O programa conta com a participação de instituições de ensino superior (IES) públicas das cinco Regiões do país e já está iniciando o processo de mobilidade/internacionalização com a participação da Universidade Aberta de Portugal. A adesão à rede pelas IES, denominada como Instituição Associada, se dará por meio Edital público com a meta de pelo menos um polo/IES em cada um dos estados brasileiros em até cinco anos. 

Nesse momento do lançamento fazem parte do Profei, além da Unespar, as seguintes IES Associadas, permanente: 

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) 

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)

  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)

  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)

Além das permanentes, o Profei conta com as seguintes IES Colaboradoras:

  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

  • Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 

  • Universidade Aberta de Portugal (UAB)

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar