Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Licenciatura é pauta de reunião com o Conselho Estadual de Educação

Licenciatura é pauta de reunião com o Conselho Estadual de Educação

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Unespar e demais universidades estaduais do Paraná participaram do debate com a Câmara de Ensino Superior

A formação e a capacitação de professores para a educação básica devem atender as novas Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação por meio da Resolução 02/2015. Em razão disso, o assunto foi um dos pontos de audiência realizada na quarta-feira, 14, em Curitiba, pela Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação (CEE).

O pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd), professor Mário Cândido de Athayde Júnior, representou a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e tratou sobre o assunto com os pró-reitores de outras cinco universidades que integram o sistema estadual de Ensino Superior - UEL, UEM, UENP, Unicentro e Unioeste.

De acordo com a nova resolução, os cursos de licenciatura precisam se adequar de acordo com a nova concepção dos cursos, discutir a integração ou não dos cursos de licenciatura e bacharelado e das habilitações nos cursos de Letras, a introdução de conteúdos específicos e a meta 12 do Plano Nacional de Educação, entre outros.

Para isso, as instituições deverão fazer alterações nos currículos, cujo prazo atual é 2018. No entanto, existe a possibilidade de que a resolução ainda seja alterada, uma vez que os novos integrantes do Conselho Nacional de Educação, nomeados pela atual presidência da república, estão revendo os prazos, exigências e concepções decorrentes do documento.

Mário avalia que a reunião foi importante para uma maior aproximação entre as instituições de Ensino Superior e o CEE. “A audiência contribui para a construção de entendimentos para a aplicação de atos legais estaduais e federais. Pelas discussões empreendidas, ficam garantidos os prazos de implantação de novos PPCs dos cursos e já estamos realizando debates para as mudanças com toda a comunidade da Unespar, desde 2015, por meio do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação”, afirma.

Na audiência os pró-reitores e os conselheiros também trataram sobre o projeto de implantação do sistema on-line na tramitação dos processos dos atos regulatórios, sobre a integração entre os instrumentos de avaliação institucional e de cursos e sobre o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), realizado em Manaus.

Licenciaturas
A Unespar possui 55,2% de cursos na área de licenciatura. A porcentagem equivale a 37 cursos e são opções ofertadas em todos os sete campi da instituição – Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I (Embap), Curitiba II (FAP), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

O pró-reitor de Ensino de Graduação destaca que por meio dos cursos, a Unespar forma professores que atuam desde a educação infantil ao Ensino Superior nos municípios sede da universidade, em suas respectivas regiões e também em outros estados como Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo. “Todos os nossos campi possuem uma longa e tradicional história na formação inicial e continuada de professores. Esse espaço de debate coletivo com outras universidades e instâncias é fundamental para refletirmos sobre o que temos e para onde podemos ir”, completa.