Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Maioria dos cursos da Unespar mantém conceito satisfatório

Maioria dos cursos da Unespar mantém conceito satisfatório

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
11 dos 13 cursos da Unespar avaliados no Enade de 2015 obtiveram o conceito 3

Os indicadores de qualidade da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), referente ao ano de 2015, foram divulgados nesta quarta-feira (8), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No comparativo com as avaliações de 2012, a maioria dos cursos de graduação mantém o índice satisfatório.

Conforme o relatório, 11 dos cursos avaliados obtiveram a pontuação 3 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os que repetem o mesmo desempenho da última edição da pesquisa são os cursos de Administração nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá e Paranavaí; Ciências Contábeis nos campi de Apucarana e Paranaguá; Ciências Econômicas do campus de Campo Mourão; Secretariado Executivo do campus de Apucarana e Turismo e Meio Ambiente ofertado no campus de Campo Mourão.

Dentre os cursos que estão com conceito satisfatório, ainda aparece Ciências Contábeis do campus de Campo Mourão que obteve um avanço. A pontuação que em 2012 era 2, no último resultado alcançou 3. Por outro lado, o mesmo curso em Paranavaí reduziu o conceito de 4 para 3.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Simone Jacomini Novak, argumenta que o índice satisfatório dos cursos acompanha o que foi diagnosticado em nível nacional. “De um total de 2.109 instituições, 67% obteve a pontuação 3 o que nos coloca numa posição de semelhança. No entanto, os conceitos são fundamentais para sustentar as discussões de melhorias dos cursos como temos realizado”, diz.

Já os cursos de Ciências Econômicas e Turismo ofertados no campus de Apucarana receberam o conceito 2, diminuindo em um nível o resultado anterior. Para a pró-reitora, esse é o reflexo da reestruturação didático-pedagógica pelas quais os cursos estão passando e das necessidades de ampliação do corpo docente efetivo e melhoria na infraestrutura que a universidade vem pleiteando junto ao governo do Paraná.

A nota do CPC expressa em valores de 1 a 5, se constitui elemento de referência nos processos de avaliação para subsidiar a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.

Outros resultados
Além do CPC, a autarquia vinculada ao Ministério da Educação, também apresentou os resultados de outros indicadores como o Conceito Enade e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Todos mantêm uma relação direta com o ciclo avaliativo do Enade. Para conferir os resultados, acesse emec.mec.gov.br.