Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais 673 formandos colaram grau pela Unespar na última semana

Mais 673 formandos colaram grau pela Unespar na última semana

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Campus de Paranavaí realizou colações entre os dias 26 e 28 de abril

Campus de Paranavaí realizou colações entre os dias 26 e 28 de abril

Depois de oito solenidades de colações de grau realizadas pelos campi de Paranavaí, Apucarana e União da Vitória, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) oficializou a formatura de mais 673 estudantes que concluíram as atividades acadêmicas no ano letivo de 2015. O número refere-se à diplomação de 31 cursos de graduação, bacharéis e licenciaturas, ofertados pela instituição. Somado aos campi de Curitiba I e Campo Mourão que já diplomaram estudantes em março e no início de abril, já são 976 profissionais graduados pela universidade.

O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, durante a passagem pelas cerimônias fez questão de solicitar aos novos profissionais que se sustentem mais no conhecimento do que nas emoções. “Nos últimos anos temos passado por uma onda violenta aos próximos que não sentíamos há muito tempo. O ódio não é filho do conhecimento. O conhecimento não pode ser baseado nas paixões imediatas, pois as decisões tomadas no calor das emoções se dilaceram e frustam”, afirmou.

Conforme destacou Aleixo, o trabalho com a produção e a divulgação do conhecimento científico das universidades não atinge 10% da população. Esse é um resultado que considera lamentável, mas salienta que o corpo docente da Unespar tem aplicado o conhecimento no sentido de ajudar a desenvolver as cidades e regiões da área de abrangência da instituição.

Paranavaí
Os formandos do campus de Paranavaí foram diplomados em três sessões públicas realizadas entre terça e quinta-feira, 26 e 28 de abril, no Centro de Conferências. Na primeira noite, 117 estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas e Enfermagem participaram do evento. O diretor do campus, professor Elias de Souza Júnior, presidiu a solenidade que teve como paraninfo geral o professor do colegiado de Administração, Luciano Gonçalves de Lima.

Na quarta-feira, 27, o reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, outorgou grau aos 92 concluintes dos cursos de Ciências Contábeis, Matemática e Serviço Social. O escolhido como paraninfo geral foi o professor do colegiado de Geografia, Givaldo Alves da Silva, que agradeceu a homenagem e caracterizou a cerimônia como “um ritual de passagem simples e de muito significativo em que os formandos saem da condição de estudantes para profissionais.”

A última colação do campus ocorreu na quinta-feira, 28, com os formandos dos cursos de Educação Física, Geografia, História, Letras (Português/Inglês) e Pedagogia. No total, 125 estudantes colaram grau e tiveram como paraninfo o professor do colegiado de Pedagogia, Elias Canuto Brandão.

Apucarana
A entrega dos 209 diplomas no campus de Apucarana também foi dividida em três noites de evento realizadas no Anfiteatro Gralha Azul. Os novos 57 administradores formados pelo campus receberam a outorga de grau do diretor do campus, professor Narciso Rastelli, na quarta-feira, 27.

O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, presidiu a solenidade que aconteceu na quinta-feira, 28, quando colaram grau os 90 formandos dos cursos de Ciências Contábeis, Matemática e Secretariado Executivo. Já na sexta-feira, 29, foi a vez dos 62 concluintes dos cursos de Ciências Econômicas, Turismo e Serviço Social serem diplomados pela universidade.

Os escolhidos como paraninfos das turmas foram o juiz, José Roberto Silvério; o deputado federal, Alex Canziani Silveira; e o prefeito de Apucarana, Carlos Alberto Gebrim Preto. A patronesse foi a professora Lindinalva Rocha de Souza; e os patronos foram o médico Daniel Blanski e o professor João Francisco Morgado.

União da Vitória
O campus de União da Vitória separou dois sábados para as sessões públicas de colação de grau dos estudantes realizadas no Teatro Opera e Wooden Hall, respectivamente. A primeira delas ocorreu no dia 23 de abril quando o diretor do campus, Valderlei Sanches, outorgou grau aos 64 concluintes dos cursos de História, Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Espanhol) e Pedagogia. A paraninfa geral das turmas foi a professora do Colegiado de Pedagogia, Sandra Salete de Camargo Silva.

Encerrando as solenidades da semana, realizadas entre os campi, o reitor Antonio Carlos Aleixo participou no sábado, 30 de abril, da outorga de grau dos 66 formandos dos cursos de Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, Matemática e Química. O paraninfo dos novos profissionais foi o agente universitário, Ericson Prust.

Aos demais 66 formandos que não puderam participar das cerimônias públicas, o campus agendou colação de grau de gabinete para o dia 02 de junho, às 19h30.