Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Matrículas em disciplinas em dependência com dispensa de frequência devem ser solicitadas até 15/03, saiba como proceder

Geral, Ensino

publicado: 12/03/2019 14h25 última modificação: 05/07/2022 08h27

Estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) que desejam cursar disciplinas em regime de dependência com dispensa de frequência tem até o dia 15 de março para realizar a solicitação online. O interessado deve acessar o sistema SIGES e selecionar o serviço nominado "SOLICITAÇÃO PARA CURSAR DEPENDÊNCIA COM DISPENSA DE FREQUÊNCIA”, indicando o nome da(s) disciplina(s) que deseja cumprir.

As solicitações devem atender às regras contidas na Resolução nº 13/2018-COU/UNESPAR, que normatiza o processo. Para os cursos em regime seriado, a matrícula em regime de dependência poderá ser feita observados os seguintes limites máximos de disciplinas, por período letivo: duas disciplinas anuais; uma disciplina anual e duas semestrais, observando o limite máximo de duas disciplinas por semestre; e até quatro disciplinas semestrais, observando o limite máximo de duas disciplinas por semestre.

A solicitação será encaminhada à coordenação de Curso para que seja analisada pelo Colegiado e posteriormente emitido o parecer de deferimento ou indeferimento.

O atendimento aos alunos em regime de dependência também poderá ser desenvolvido nas seguintes formas, indicada pelo aluno e homologada pelo colegiado:

I - matrícula em turmas regulares do curso:

a) caso haja compatibilidade de horário com as disciplinas da série de enquadramento do aluno;

b) caso o aluno prefira ser matriculado em turma regular em detrimento da disciplina natural da série de enquadramento;

II - matrícula em disciplina de outro curso, declarado equivalente ou autorizado pelo coordenador de curso, caso haja compatibilidade de horários;

III - matrícula na disciplina do curso ofertado em outro campus, mediante solicitação do aluno;

Para as modalidades I, II, e III indicadas acima, após escolhidas as disciplinas, o estudante deverá indicá-las diretamente à Secretaria Acadêmica através do canal de comunicação “Fale Conosco - Setor de Controle Acadêmico”, disponível no Siges.

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/