Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Sociedade e Desenvolvimento inscreve em janeiro

Mestrado Sociedade e Desenvolvimento inscreve em janeiro

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Edital foi divulgado nesta semana pela coordenação do programa

Edital foi divulgado nesta semana pela coordenação do programa

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) divulgou o edital com os prazos e regras para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD). Os interessados poderão se inscrever entre os dias 04 e 28 de janeiro de 2016. Para isso, é necessária a entrega de documentação na secretaria do programa, localizada no campus de Campo Mourão, ou via Sedex.

A coordenação está ofertando dez vagas que são divididas igualmente em duas linhas de pesquisas. Ambas discutem a formação humana, no entanto uma foca em estudos que se relacionam com processos socioculturais e instituições. A outra concentra esforços em compreender a formação humana nas relações entre as políticas públicas e a produção do espaço.

O processo seletivo consta das seguintes etapas: inscrição, prova escrita, avaliação da proposta de pesquisa, entrevista sobre o projeto e avaliação do currículo. Além disso, exige-se dos candidatos aprovados em todas as etapas a realização do exame de proficiência em língua estrangeira. A previsão é que o resultado final seja divulgado no início de março.

A seleção tem como objetivo a formação da terceira turma do mestrado. Com uma proposta interdisciplinar, o programa compreende como sociedade e desenvolvimento as dimensões da formação humana, relacionadas às condições de vida e às possibilidades de escolha de sujeitos e grupos, considerando a interdependência sistêmica nas relações entre sociedade e natureza, as imbricações entre as dimensões global e local, os processos de cidadania e participação das pessoas e comunidades.

Os detalhes sobre a inscrição e seleção podem ser acessados no edital disponível em www.fecilcam.br/ppgsed. No mesmo endereço é possível fazer o download da ficha de inscrição e do modelo de projeto de pesquisa.