Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrados de História da Unespar de Campo Mourão promovem atividades no Museu Deolindo Mendes Pereira

Geral

Mestrados de História da Unespar de Campo Mourão promovem atividades no Museu Deolindo Mendes Pereira

Geral

publicado: 24/09/2019 10h10 última modificação: 05/07/2022 08h28

Nos dias 25 e 26 de setembro a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Campo Mourão, irá compor parte da programação da 13ª Primavera dos Museus. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), é nacional e tem o objetivo de oferecer ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exposições de filmes. 

Os programas Mestrado em História Pública e Mestrado Profissional em Ensino de História participam do evento com o “POP UP MUSEUM Compartilhando Histórias…”. São exibições temporárias nas quais pesquisadores e comunidade discutem temas variados sobre história e apresentam conjuntamente objetos de interesse público. As atividades acontecem no  Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira. Confira abaixo a programação!

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES 

25/09/2019 – 19:00 às 22:00

Mótanka: bonecas eslavas. Convite à comunidade ucraniana para falar sobre cultura eslava e oficina de bonecas.

Michel Kobelinski e Maria Meskiw Melniski

Literatura e escrita de si: O best-seller de Carolina Maria de Jesus. Diálogos sobre a narração do cotidiano de moradores da favela do Canindé (SP) no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus (1960).

Ana Laura Perenha dos Santos

História das mulheres: protagonistas invisíveis: conversações sobre o papel da mulher na história (literatura, cinema e livro didático), com convite para as mulheres de Campo Mourão falarem sobre seu protagonismo.

Vanessa Mayumi Matsuoka, Ana Carolina Prohmann e Camila Onofre

Histórias em quadrinhos e popularização da História. Conversa com a comunidade e professores sobre a potencialidade das Histórias em Quadrinhos (HQs) no processo de ensino e divulgação da História.

Cristiano Prado Ribeiro

26/09/2019 – 08:30 às 11:00

Patrimônio cultural de Campo Mourão: um diálogo com a história local. Reflexão sobre memória, identidade e patrimônio cultural e seu significado entre os moradores de Campo Mourão.

Fábio Vedovato

“Josef Mengele sob a pele de Josef Kanat” em Mamborê- PR? Diálogos sobre a vinculação da identidade médica de Josef Mengele à de Josef Kanat no município de Mamborê e memórias traumáticas de erros médicos na década de 1950.

Jocimara Maciel Correia (Este projeto tem o apoio da Capes)

História Pública e Memória: botequins de Ponta Grossa e Curitiba. Discussão sobre as memórias relacionadas aos objetos de decoração em botequins temáticos.

Kevin Luiz da Silva

Brasil Negro e Nordestino:  conversas sobre identidades invisíveis no Brasil. Convite dirigido aos moradores negros, nordestinos e descendentes (de Campo Mourão) para falarem sobre seu cotidiano.

Marcela Santos de Carvalho e Laiza Suelen Barroso Campos (Este projeto tem o apoio da Capes)

O Monge João de Maria e o Memorial Água da Fonte – PR: Uma conversa sobre a passagem do monge pelo Estado do Paraná e pela região de Campo Mourão.

Eva Simone de Oliveira (Este projeto tem o apoio da Capes)´


Informações

UNESPAR, PPGHP:

Pedro Henrique Caires de Almeida

Fone: (44) 3518-1838 – E-mail: historiapublica@unespar.edu.br

Michel Kobelinski: mkobelinski@gmail.com


Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/