Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Minicurso: jogos africanos para aulas de matemática no campus de CM

Minicurso: jogos africanos para aulas de matemática no campus de CM

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Minicurso já está com as inscrições abertas e as vagas são limitadas

A lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade de ensinar história e cultura africana nos estabelecimentos de ensino da rede básica. Pensando nisso, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, vai ofertar um minicurso que objetiva abordar as possibilidades de utilização de jogos africanos nas aulas de matemática.

Acadêmicos do curso de matemática e professores de matemática da educação básica podem se inscrever até 22 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no link http://goo.gl/forms/iRwlCdtsamVHXP813.

De acordo com as coordenadoras e professoras do curso de Matemática, Mariana Moran e Valdete dos Santos Coqueiro, estão disponíveis 20 vagas. “Os inscritos terão a oportunidade de conhecer a diversidade dessa cultura milenar e valorizar o conhecimento dessa matriz da formação étnica brasileira”, argumentam.

O programa do minicurso vai abordar jogos como oware fácil, o verdadeiro oware, borboleta, dara, fanorona, shisima, tsoro yematatu, yoté e anel africano. Aos inscritos solicita-se 1 folha de papel cartão, 1 caixa de ovo vazia, régua, tesoura e canetinhas coloridas.

As atividades estão agendadas para o dia 18 de agosto, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no Laboratório de Ensino de Matemática da universidade, no campus de Campo Mourão. Aos participantes com frequência superior a 75% será emitida certificação. Mais informações no endereço eletrônico vcoqueiro@yahoo.com.br.