Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra de Videoarte MON/Unespar acontecerá no dia 06 de dezembro.

Mostra de Videoarte MON/Unespar acontecerá no dia 06 de dezembro.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe no dia 06 de dezembro (sábado), às 20 horas, no Auditório Poty Lazzarotto, a Mostra de Videoarte MON/Unespar. Em parceria com o curso de Cinema e Vídeo da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná), o evento exibirá dois trabalhos inéditos de videoarte e uma seleção de trabalhos do gênero, integrantes do acervo do MON. A entrada é franca.

Na ocasião vão ser exibidos dois trabalhos inéditos de videoarte e uma seleção de trabalhos do gênero,  integrantes do acervo do MON.

A parceria entre as instituições foi possibilitada por um termo de cooperação assinado entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a  Associação dos Amigos do MON - Museu Oscar Niemeyer (AAMON) para a disseminação de projetos culturais no Estado do Paraná.

Os trabalhos que deram origem ao evento foram desenvolvidos na disciplina “Videoarte e Videoinstalação”, do curso de Cinema e Vídeo da Unespar/FAP, sob a orientação dos professores Fernando Severo e Tiago Alvarez, também organizadores da Mostra.

O primeiro trabalho inédito que vai ser exibido, “D-Disco”, de Patrícia Evans, transita entre a videoarte e a videodança.

“Rua do Fogo”, de Julien Guimarães se enquadra na categoria videopercurso, que é uma atividade de percepção territorial focada no espaço urbano e na linguagem da videoarte, e foi desenvolvido com a participação do artista plástico Newton Goto.

Como parte integrante da Mostra, um grupo de alunos realizou um processo curatorial intitulado “Afinal, O Que É Videoarte”, tendo como base o Projeto Circuitos Compartilhados (doado ao acervo do MON), composto por centenas registros audiovisuais associados às práticas dos coletivos de artistas, arte de ativismo cultural, ações colaboracionistas em arte, espaços alternativos, intervenções urbanas, performances e diversas modalidades de videoarte. O Projeto Circuitos Compartilhados foi originalmente organizado a partir de pesquisa empreendidas por Newton Goto, e quinze trabalhos representativos do seu acervo foram selecionados e serão exibidos pela primeira vez no principal auditório do MON.

Catálogo eletrônico:  http://www.museuoscarniemeyer.org.br/videoarte/

Serviço: