Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mulheres na docência: Unespar é segunda das públicas do Paraná com mais professoras

Geral, Ensino

por Paula Fernandes publicado: 28/10/2019 17h01 última modificação: 05/07/2022 08h28

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi destaque na Revista Quero Bolsa. Isso porque a universidade é a segunda com maior número de professoras no Paraná, ficando atrás apenas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Na região Sul do país, fica em 3º lugar e, na lista de todo o Brasil é a 9ª colocada, com 53,5% do quadro de docentes preenchido por mulheres.

Infelizmente, essa realidade não é assim em todo lugar. Conforme a revista, entre as instituições de Ensino Superior públicas do Brasil com mais de 500 professores, apenas 20 instituições têm ao menos 50% de mulheres no quadro de docentes. Os dados são do Censo da Educação Superior 2018, disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o Censo, apenas 46% do total de docentes no Brasil são mulheres. Contudo, quase 90% dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como 68% nos anos finais do Ensino Fundamental e 60% no Ensino Médio são mulheres, de acordo com a Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem, realizada pela Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/