Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota sobre os cortes de recursos e bolsas na área de Educação e nos órgãos de financiamento da Ciência e Tecnologia

Geral

Nota sobre os cortes de recursos e bolsas na área de Educação e nos órgãos de financiamento da Ciência e Tecnologia

Geral

publicado: 09/05/2019 11h15 última modificação: 05/07/2022 08h27

Prezada comunidade acadêmica

 

Estamos acompanhando com extrema preocupação os cortes do MEC e na CAPES. Neste início de mês os sistemas SAC-DS (PROAP) e SCBA (PROEX e PNPD) não foram abertos como esperado. Além disso, no dia de ontem as bolsas de Pós-Graduação que constavam como disponíveis para novas implementações foram zeradas no sistema. Estamos aguardando informações mais qualificadas da CAPES, mas desde já quero externar minhas preocupações.

 

 

Ao longo das últimas décadas o Brasil apresentou crescimento substancial em relação ao desenvolvimento de pesquisas, a maioria delas relizadas em Universidades Públicas, que colocaram o país em posição de destaque no cenário mundial. Estas pesquisas tiveram impacto não apenas em indicadores de produção científica, mas na estruturação de políticas públicas que promoveram melhoria na qualidade de vida da população, assim como no desenvolvimento de tecnologias e produtos que geraram empregos e renda para o país.

 

 

Portanto, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNESPAR (PRPPG) se opõe aos cortes de recursos e bolsas na área de educação e nos órgãos de financiamento da ciência e tecnologia, perpetrados pelo governo Federal, os quais comprometem a continuidade de formação de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento de pesquisas que poderiam promover novamente o crescimento do país.

 

 

 

CARLOS ALEXANDRE MOLENA FERNANDES

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

UNESPAR