Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova direção do campus de Paranaguá é empossada, gestão quer fomentar o diálogo com o setor público e privado

Geral

Nova direção do campus de Paranaguá é empossada, gestão quer fomentar o diálogo com o setor público e privado

Geral

publicado: 24/10/2019 10h00 última modificação: 05/07/2022 08h28

Aconteceu na noite da última terça-feira (22) a posse da nova diretoria do campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná  (Unespar). Eleitos com 50,01% dos votos da comunidade acadêmica em eleição realizada em setembro, foram empossados o diretor, professor Moacir Dalla Palma e o vice-diretor, professor Luís Fernando Roveda.

“A gente tem um grupo que tem trabalhado junto pelo campus há muito tempo, e a partir disso e do trabalho na direção do centro de área é que nosso nome surgiu como uma possibilidade, e a gente aceitou o desafio”, conta Dalla Palma sobre a decisão de disputar a gestão. Atualmente, o campus é a única universidade estadual no litoral e conta com cerca de 1,7 mil alunos e 10 cursos de graduação. 

Dentre as metas da gestão, o diretor ressalta a importância do resgate do papel político da função que agora ocupa, promovendo parcerias tanto com setor público quanto privado para melhorar a infraestrutura do campus atual e para propiciar o início a construção de um novo campus. “Com esse resgate, vamos fazer todo um trabalho de vínculo com a comunidade do litoral do Paraná, auxiliando a comunidade nos problemas que ela apresenta e também buscando na comunidade um apoio para o que a universidade precisa para o seu crescimento”, pontua. Conforme explica, o primeiro projeto a ser implementado é o cercamento e a transferência legal do terreno de 400 mil metros quadrados que já está destinado, por decreto-lei, para o campus. “É nesse terreno que vamos buscar recursos para dar início a construção do novo campus”

A integração com os demais campi da Unespar também está no plano. “Nosso objetivo é trabalhar em conjunto, porque não podemos pensar no campus isoladamente. Nosso diálogo não será só interno no campus, será com todas as direções”. Como destaca, o campus tem dois importante espaços que podem ser utilizados para esta integração, com possibilidades para o desenvolvimentos de ações de pesquisa, cultura e extensão, o Centro de Produção e Propagação de organismos Marinhos (CPPOM) e o Centro Cultural da Unespar - Palacete Mathias Bohn

Perfil

Dalla Palma possui graduação em Letras pela Unespar de Campo Mourão (1996), mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Em Paranaguá, ingressou na então Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), atual campus da Unespar, como professor colaborador em 2005 e em 2006 assumiu como professor efetivo no curso de Letras. Em 2007 assumiu a Chefia de Departamento (função hoje denominada Coordenação de Colegiado de Curso), por duas gestões seguidas.Também foi assessor de assuntos acadêmicos e presidente e vice-presidente da Comissão de Vestibular. De 2011 a 2013 foi membro do primeiro Conselho Universitário (COU) da Unespar, conselho este que aprovou o projeto de lei que criou a universidade, bem como toda a sua legislação. Com a Unespar já instituída, integrou o Conselho de Campus e atualmente ocupava o cargo de Direção do Centro de Área de Ciências Humanas, Biológicas e da Educação pelo segundo mandato consecutivo.  

Já Roveda é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), instituição onde obteve seu mestrado em Ciência do Solo e doutorado em Produção Vegetal. Desde 2008 integra o quadro de professores do Colegiado de Ciências Biológicas, no qual ocupou a direção por duas gestões entre 2011 e 2015 e também integra o Núcleo Estruturante do Curso. Há quatro anos é coordenador local de Vestibular e há dois ocupa a coordenação local de Iniciação Científica. Presidiu a comissão eleitoral do campus e Integrou diversas comissões e, mais recentemente, a suplência do COU. É coordenador do Laboratório de Ecologia e Conservação, do núcleo da Unespar do Projeto Paraná Mais Orgânico, além de coordenar três projetos de pesquisa e integrar outros cinco junto a colegas do seu Colegiado e também de outros do campus. 

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/