Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Observatório polonês do campus União da Vitória recebe biblioteca com 14 mil livros

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 11/03/2020 11h05 última modificação: 05/07/2022 08h28

O Observatório Polonês da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus União da Vitória, recebeu uma doação de um acervo de aproximadamente 14 mil livros, todos em idioma polonês. A doação foi feita em janeiro deste ano, pela Casa Sanguszko de Cultura Polonesa e pela Capelania Polonesa de Nossa Senhora de Czestochowa, ambas de São Paulo, ao considerarem o potencial integrador e diverso do programa.

“A Biblioteca da Casa Sanguszko de Cultura Polonesa foi sendo formada ao longo de décadas por meio de doações de poloneses radicados no Brasil”, comenta Ricardo Neuding, diretor da Casa Sanguszko. “A doação realizada neste momento tem como finalidade oferecer livre acesso a ela, para pessoas interessadas no idioma, na literatura e na cultura polonesa, de forma ampla, com a certeza de que a Unespar é a instituição brasileira que melhor pode cumprir este papel, além de manter a integridade da Biblioteca ao longo dos anos”, ressalta Neuding.

Da mesma forma, por vários anos, a Capelania Polonesa recebeu doações de livros no idioma polonês e o acervo agora também foi doado à Unespar. “O objetivo da doação foi preservar o acervo e torna-lo acessível à comunidade. Trata-se de uma preciosidade que ficou guardada por muito tempo, mas que agora precisa ser catalogada, conhecida, explorada e valorizada”, destacam Gertruda Bak Ciesielski e Grzegorz Mielec, representantes da Capelania Polonesa.

Nos próximos meses os livros passarão por um processo de seleção temática, higienização e catalogação para serem disponibilizados à consulta e acesso da comunidade. “Levaremos anos para dar conta de compreender a riqueza do material que recebemos, são obras raríssimas e das mais diversas temáticas, desconheço acervo parecido na região”, conta a professora Alcimara Aparecida Föetsch, coordenadora do programa Observatório Polonês da Unespar. Para o diretor do campus, Valderlei Garcias Sanches, as doações tornam o campus União da Vitória um lugar de referência e visitação obrigatória a pesquisadores, professores e demais interessados. “Estamos buscando a melhor forma de catalogar o acervo e adequar o espaço para receber a todos”, salienta.

Convite

Na quarta-feira, 25 de março, acontecerá o lançamento do programa de extensão Observatório Polonês da Unespar, além da apresentação da Biblioteca Polonesa da Casa Sanguszko, a partir das 19 horas, no auditório da Unespar, campus União da Vitória. Mais informações pelo e-mail poloneses@unespar.edu.br.

Observatório Polonês da Unespar

O programa de extensão universitária integra professores, pesquisadores e estudantes do campus à comunidade de poloneses, descendentes e simpatizante da identidade polônica da região.

Ativo oficialmente desde o final de 2019, tem o objetivo de potencializar uma agenda étnico-cultural pautada em encontros de socialização, pesquisas científicas, relatos de memória, eventos, documentários, cantos, danças, cursos temáticos, visitas às comunidades, grupos de estudo, concursos, integrações étnicas, manifestações artísticas, recepções aos visitantes, estudo do idioma, culinária, artesanato e folclore.

Além dos professores, pesquisadores e estudantes, participam também músicos, terapeutas, administradores, dançarinos, assistentes sociais, engenheiros, gastrônomos, arquitetos, trabalhadores, artesões, agricultores, donas de casa, aposentados, artistas, advogados, empresários, cada qual com seu olhar, vivência, memória e contribuição. A participação é aberta aos interessados, descendentes ou não de poloneses.

O Programa de Extensão tem como parceiro o Clube Literário Wladyslaw Reymont (CLWR), que desenvolve ações e atividades de forma a enaltecer a identidade trazida pelos imigrantes no século XVIII, articulando-a com a Polônia contemporânea por meio da atuação de suas quatro seções temáticas: estudos literários, da identidade, cultura e língua polono-brasileira; arte e cultura polonesa; turismo polônico; e expressões culturais.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo