Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra encerra comemorações dos 30 anos do curso de Geografia da Unespar em Campo Mourão.

Geral

Palestra encerra comemorações dos 30 anos do curso de Geografia da Unespar em Campo Mourão.

Geral

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Em 1984 começou, efetivamente, o funcionamento do curso de Geografia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão. Em função disso, neste ano, o colegiado realizou diversas atividades para comemorar as três décadas de existência do curso.

Na noite de segunda-feira, 17, foi realizado o encerramento da programação com uma palestra proferida pelo professor, doutor Claudivan Sanches Lopes, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Aos presentes, levantou questões sobre profissionalidade e processo de profissionalização do professor. Como apresentou, a profissionalidade está relacionada às habilidades, atitudes e qualidade da prática profissional dos professores. Além disso, expôs apontamentos que estimularam quanto a reflexão sobre o que o professor de Geografia deve saber para dominar o ofício e sobre a função da Geografia no currículo escolar.

O diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, professor Carlos Nilton Poyer, prestigiou o evento e fez um relato das conquistas alcançadas pelo curso como laboratórios, a Estação do Cerrado, a Estação Climatológica e o Museu de Geologia. Para ele, espaços que contribuíram e contribuem para a formação de profissionais críticos e preparados para atuarem nos diferentes campos da geografia. Também citou o processo de organização do programa de pós-graduação, em nível de mestrado, que o colegiado está viabilizando.

A coordenadora do colegiado, professora Sandra Malysz, destacou os profissionais formados pela instituição e explicou que o objetivo das atividades foi recuperar a memória do curso, valorizar os professores que contribuíram com a formação dos professores, bem como discutir os avanços conquistados e os desafios para o futuro.

Neste sentido, o coordenador da programação, professor Fábio Rodrigues da Costa, lembrou as conquistas do curso ao longo da história ressaltando que o mais importante é pensar o que se quer para o futuro. “Temos um corpo docente qualificado e comprometido que tem se empenhado e desenvolvido ações que contemplam o tripé ensino-pesquisa-extensão, produzindo conhecimento e estimulando reflexões”, citou.

Além de palestras, inclusive com a participação de ex-alunos do curso, as atividades também contemplaram a inauguração de um marco comemorativo. Na entrada principal do campus foi fixado um basalto – rocha típica da região – com uma placa que ilustra e explica o diagrama de cálculo da circunferência da Terra elaborado por Eratóstenes.

coordenadora palestra Palestrante