Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Último dia de inscrições para bolsas de mobilidade internacional para o Canadá pelo Paraná Fala Inglês

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Programa Paraná Fala Idiomas/Inglês (PFI), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), lança a primeira edição do Programa de Mobilidade Paraná Fala Idiomas/Inglês, o qual oferta duas bolsas de mobilidade internacional em parceria com a Languages Canada.

Poderão se inscrever estudantes, docentes e/ou agentes universitários da Unespar e demais universidades estaduais do Paraná que participaram dos cursos do PFI ao longo do segundo semestre de 2017 e que ainda possuam vínculo com uma das universidades do estado.

As inscrições para concorrer às bolsas do programa devem ser realizadas até às 23h59min do dia 15 de maio, única e exclusivamente pelo formulário de inscrição neste link, segundo os documentos listados no Edital publicado no item “Progama Mobilidade PFI Canadá “ no site do PFI Unespar .

O programa

O Programa de Mobilidade Paraná Fala Idiomas/Inglês visa estimular os participantes dos cursos do PFI que se dedicaram na aprendizagem da língua inglesa, entendida como um dos pilares para o desenvolvimento de ações de internacionalização no contexto universitário.

Os candidatos classificados em 1º e 2º lugar serão contemplados com certificado de mérito, passagem aérea internacional, no valor máximo de R$ 7 mil reais, para o deslocamento do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às cidades no Canadá onde serão realizados os cursos e a bolsa da universidade/instituto canadense que inclui isenção de taxas acadêmicas, custos com materiais, hospedagem e alimentação, parcial ou total, para realização do curso de imersão por um período de 3 a 4 semanas,  aproximadamente.

A seleção

A seleção acontecerá em duas etapas, sendo a primeira realizada pela Coordenação Institucional e Pedagógica do PFI Unespar, membros da comissão julgadora, os quais selecionarão os quatro primeiros colocados. Compõem esta etapa:

a) o nível de proficiência da língua inglesa, pontuado em uma escala de 05 até 10 pontos, sendo: B1 – 05 pontos; B2 – 07 pontos; C1 – 10 pontos.

b) A frequência nos cursos, em escala de 7,5 até 10 pontos.

c) Desempenho acadêmico, em escala de 14 até 20 pontos. A pontuação obedecerá à média obtida ao final do curso, multiplicado por dois.

O total geral obtido nesta fase será de, no máximo, 40 pontos e os quatro primeiros colocados em cada universidade serão classificados para realizarem a 2ª etapa.

A segunda etapa será realizada pelos representantes das universidades/institutos canadenses. Tais representantes são os membros da Comissão Avaliadora, os quais selecionarão dois participantes, entre os quatro previamente selecionados, por meio de entrevista agendada (Skype), em língua inglesa, no período de 21 a 23 de maio, com data e horário a serem publicados em Edital. A entrevista terá como objetivo discutir os pontos elencados na carta de apresentação motivacional dos selecionados, conforme estipulado no item 4.3, inciso V do Edital. O total geral obtido nesta fase será de, no máximo, 60 pontos;

A soma do resultado das duas etapas constituirá a classificação final dos candidatos, a ser publicado no dia 25 de maio de 2018. O resultado de cada etapa será publicado em Edital, disponível no site www.unespar.edu.br/paranafalaingles.