Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraná recebe comitiva de universidades públicas paraguaias.

Geral

Paraná recebe comitiva de universidades públicas paraguaias.

Geral

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Os reitores das universidades estaduais do Paraná integrantes da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Públicas (Apiesp) receberam na sexta-feira (22), no Gabinete de Gestão e Informação do Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva de reitores e professores da Associação de Universidades Públicas do Paraguai (AUPP) para aprofundar as oportunidades de cooperação entre universidades paraguaias e paranaenses. A organização de universidades públicas paraguaias foi recepcionada pelo vice-governador do Paraná, Flávio Arns, e pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes.

Flávio Arns destacou a importância  da mobilidade acadêmica internacional e de um sistema de ensino superior integrado e qualificado. “Conquistamos uma aproximação da educação superior com a educação básica no Paraná e isso é significativo. Com a educação integrada o processo de crescimento e desenvolvimento das nossas regiões é mais acelerado. As universidades podem ajudar o governo a fazer um planejamento de desenvolvimento regional em áreas importantes. E uma parceria das nossas universidades com as universidades paraguaias pode também contribui neste processo”, disse Arns.

O secretário João Carlos fez questão de ressaltar que o processo de internacionalização do Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná avança com novos acordos de cooperação técnico-científica. “ Vivemos um momento de internacionalização das ações desenvolvidas nas universidades paranaenses e temos cerca de sete mil pesquisadores atuando em diferentes áreas do conhecimento. A aproximação com as universidades paraguaias favorece a troca de experiências”, falou João Carlos.

Durante a reunião o presidente da AUPP e reitor da Unican, Mariano Adolfo Pacher Morel fez uma apresentação da associação que é composta por oito universidades públicas paraguaias com o objetivo de construir um processo de cooperação Brasil e Paraguai que resulte em uma integração das universidades. “ Queremos construir um futuro melhor para o nosso país e nossas comunidades e o primeiro passo está na educação. Queremos potencializar a educação superior universitária com a troca de experiências e promover o desenvolvimento das regiões de abrangência das instituições de ensino superior.

Para o presidente da Apiesp, Aldo Bona a apresentação das ações desenvolvidas pelas universidades paraguaias é importante para analisar as áreas de interesse comum. “ Estamos avançando e construindo o processo de cooperação Brasil/Paraguai no ensino superior. A aproximação entre as universidades estaduais do Paraná e as universidades públicas paraguaias contribui para a integração dos povos com culturas ricas e políticas de pesquisa diversificadas”, destacou Bona.

A assinatura de um acordo de cooperação técnico-científica entre as instituições de ensino superior associadas às duas instituições prevê a realização de cursos de capacitação, conferências e seminários planejados e coordenados conjuntamente; desenvolver projetos de pesquisa conjuntos; prestar assessoramento recíproco; e oferecer aos docentes, discentes e técnicos oportunidades de intercâmbio.

Esse é o segundo evento entre os reitores das universidades públicas do Paraguai e das estaduais do Paraná. A primeira reunião aconteceu em junho na Ciudad Del Este, Paraguai quando reitores das universidades estaduais do Paraná apresentaram as potencialidades de intercâmbio acadêmico e o interesse no processo de internacionalização. Na ocasião o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e presidente da Apiesp, Aldo Nelson Bona manifestou a intenção em promover a primeira Missão Internacional de Extensão da Unicentro junto a uma universidade paraguaia.

A Orquestra Latino-Americana (OLA) da Universidade Estadual do Paraná fez uma apresentação no início da reunião, com a regência da professora Simone Cit. A orquestra iniciou suas atividades em março de 2014 com o objetivo de divulgar a cultura musical da América do Sul, América Central e Caribe. Composta por alunos, professores, alunos egressos e músicos da comunidade, a orquestra interpreta cantores falantes da língua portuguesa e espanhola.

Tecpar – Os representantes das universidades públicas paraguaias visitaram o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), no período da tarde, para conhecer as atividades do Tecpar Educação, plataforma de ensino a distância (EAD) que promove cursos de capacitação profissional para atender a demandas específicas por qualificação identificadas em empresas.

A comitiva foi recebida pelo diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, e por especialistas do Tecpar Educação. Na ocasião, conheceram as unidades de negócio da organização e tiraram dúvidas sobre o formato dos cursos a distância da plataforma.

O Tecpar Educação tem quatro principais serviços: a biblioteca de cursos, que centraliza 125 cursos online que podem ser combinados em cinco programas pelos alunos; a hospedagem de conteúdo na plataforma de EAD, com a oferta de acompanhamento pedagógico ao conteúdo técnico; o desenvolvimento de cursos feitos sob medida a empresas privadas e instituições públicas, conciliando a competência técnica de profissionais do Tecpar ao conhecimento produzido nas oito universidades estaduais do Paraná; e o Programa de Capacitação Integrada (PCI), que alia o desenvolvimento de cursos sob medida a um programa de vivência prática que soma ao usuário competências transversais.

Simepar – A comitiva também conheceu o Instituto Tecnológico (SIMEPAR) que tem por finalidade prover a sociedade de informações de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental. O Simepar também desenvolve e executa projetos de pesquisa científica e tecnológica, e atua na formação e capacitação profissional. Na ocasião, o diretor-presidente Eduardo Alvim destacou a importância de parcerias entre o Paraguai e o Brasil para o monitoramento e prevenção de desastres provocados por manifestações climáticas.

Pela Apiesp são beneficiadas com um acordo de cooperação as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), de Ponta Grosa (UEPG), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar). Já pela AUPP participam as universidades nacionais de Asunción, de Caaguazú, de Concepcion, de Pilar, Del Este, de Itapúa, e de Canindeyú.

Confira algumas imagens:

IMG_7183 IMG_7244IMG_7295 IMG_7045 IMG_6907IMG_7075

Fonte: Assessoria de Imprensa da SETI.

Fotos: Assessoria de Comunicação da UNESPAR.