Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Periódicos fortalecem a produção e a divulgação científica na Unespar

Periódicos fortalecem a produção e a divulgação científica na Unespar

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Unespar possui 11 títulos de periódicos científicos

Unespar possui 11 títulos de periódicos científicos

Um dos espaços criados para a divulgação de pesquisas é o periódico científico. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) focada na oferta de programas de pós-graduação e no fortalecimento da produção de professores e alunos lançou nos últimos anos, em seus vários campi, títulos que abordam estudos sobre as diferentes áreas do conhecimento.

Como explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, os periódicos se configuram como ferramental fundamental para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil. Isso, por possibilitar a divulgação de resultados atualizados de estudos desenvolvidos e permitir a democratização do acesso à informação.

Para a efetiva existência dos periódicos é necessário que se cumpra critérios específicos que são determinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Um deles é a publicação, prioritária, de artigos originais. Mezzomo explica que os periódicos passam por uma avaliação externa que confere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção que integram os periódicos.

“Na proporção em que novos números são lançados identificamos o crescimento e a qualidade dos periódicos da Unespar. Isso pode ser comprovado pelas avaliações do Qualis/Capes e pela inclusão dos mesmos em bases de indexação”, avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Títulos – No total, a Unespar possui 11 periódicos. As revistas Luminária, Ensino & Pesquisa, InCantare, Científica FAP, O Mosaico, Art&Sensorium e Vórtex estão reunidas no Portal de Periódicos da universidade. A produção desses títulos passam pela organização dos campi de Curitiba I, Curitiba II e União da Vitória. O acesso está disponível em periodicos.unespar.edu.br.

As revistas NUPEM, Educação e Linguagens, Paranaense de Educação Matemática e Geografia, Meio Ambiente e Ensino (Geomae), editadas no campus de Campo Mourão, podem ser encontradas no endereço www.fecilcam.br/revistas_cientificas.

Chamadas – Parte das revistas recebe trabalhos em fluxo contínuo. No entanto, algumas estão com chamadas abertas para as próximas edições. É o caso das revistas Vórtex e Art&Sensorium que recebem trabalhos até os dias 1º e 10 de novembro, respectivamente, para as edições de dezembro. A chamada da Vórtex, por exemplo, é temática para as áreas de Música e Gênero.

Quem também está recebendo manuscritos objetivando a edição de fevereiro de 2016 é a Educação e Linguagens. A revista é voltada para as áreas de educação, literatura e linguística.

Lançamentos – As revistas Paranaense de Educação Matemática (RPEM) e Educação e Linguagens são periódicos que, recentemente, lançaram novas edições. Ambas são disponibilizadas em plataforma eletrônica.

Com três anos, a RPEM está em seu sexto número e já possui o Qualis/Capes B3 na área de Ensino. Na atual edição apresenta uma entrevista com Nuria Rosich em que aborda questões sobre inclusão, surdez e o ensino de matemática. Além disso, conta com 10 artigos e dois relatos de experiência.

Já a Revista Educação e Linguagens, lançada em outubro de 2012, tem como diferencial desde o número anterior o gerenciamento pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), plataforma recomendada pela Capes para gestão de periódicos científicos eletrônicos. Agora, com a edição de número sete, traz aos leitores uma entrevista com o escritor cabo-verdiano Evel Rocha em que fala sobre a literatura, a margem e os marginalizados do país e 12 artigos. Possui três estratos Qualis/Capes: B3 na área Interdisciplinar, B5 em Letras/Linguística e C em Educação.