Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisas desenvolvidas na Unespar são evidenciadas no XIV Eprem

Pesquisas desenvolvidas na Unespar são evidenciadas no XIV Eprem

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Grupo de professores e estudantes do colegiado de Matemática do campus de Campo Mourão

Um grupo de 60 pessoas entre estudantes e professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participaram, na semana passada, do XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática (Eprem), em Cascavel. O evento contou com o envolvimento direto da instituição desde a organização até a realização das atividades.

Entre os presentes estavam representantes dos campi de Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí e União da Vitória. Como um dos objetivos é a socialização de experiências sobre Educação Matemática do ensino básico ao superior, a Unespar apresentou 21 trabalhos nas sessões de comunicação científica e relato de experiência desenvolvidas por meio dos cursos de Matemática e dos grupos de pesquisa da instituição.

A mesa temática “Diferentes abordagens para o ensino de matemática e os desafios da sala de aula” e dois minicursos que abordaram questões sobre o trabalho com números reais e a educação matemática inclusiva para surdos e deficientes visuais tiveram a participação de docentes da Unespar. Além disso, integraram as coordenações de quatro grupos de discussão que tematizaram as tecnologias no ensino de Matemática; resolução de problemas e investigação matemática; história da educação matemática e seus usos; e educação matemática inclusiva.

A coordenação do evento ainda contou com a contribuição da professora Veridiana Rezende, como responsável pela Comissão Científica; dos professores Fábio Alexandre Borges e Everton Goldini Estevam como membros da comissão científica, e do professor Sérgio Dantas, na comissão organizadora.

De acordo com Veridiana, a expressiva participação é motivo para comemorar. “A Unespar marcou presença de modo bonito. Temos obtido esse resultado em função do grupo de trabalho de Educação Matemática, que discute a criação da pós-graduação stricto sensu, estar cada vez mais unido. Com isso, nossas ações têm ganhado força e é um orgulho muito grande”, destaca ela que coordena o GT.

O Eprem é considerado o maior e mais importante evento estadual da área. Entre os objetivos estão propiciar a interação entre o público, discutir ações para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade e estimular a produção do conhecimento em Educação Matemática por meio da criação de grupos de estudo e pesquisa. A programação ocorreu entre os dias 21 e 23 de setembro e teve como instituição promotora a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel.