Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prefeitos do litoral realizam reunião para aproximação com a Unespar

Prefeitos do litoral realizam reunião para aproximação com a Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Exibir carrossel de imagens Reunião é resultado da plenária realizada no campus de Paranaguá pelo fortalecimento da Unespar

Os primeiros resultados da plenária para o fortalecimento da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizada pelo campus de Paranaguá na semana passada, já estão aparecendo. Nesta quinta-feira (8) o vice-reitor, professor Sydnei Kempa, participou de reunião organizada pela Associação dos Municípios do Litoral Paranaense (Amlipa) com prefeitos e autoridades do litoral, no Sesc Caiobá, em Matinhos.

Kempa enfatizou aos presentes a necessidade de apoio do poder público e da sociedade civil da região litorânea para enfrentar a crise que atinge o Ensino Superior. “A Unespar precisa do engajamento da sociedade na defesa da universidade pública e gratuita. Sem a instituição, a maioria dos alunos não teria condições de frequentar um curso de nível superior”, apontou.

O presidente da Amlipa e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, assumiu o compromisso de aproximar o diálogo com a universidade. Para ele, as instituições de Ensino Superior são fundamentais para o desenvolvimento do litoral do Paraná. Ainda acrescentou que os prefeitos estão dispostos a dialogar e apoiar a Unespar no que for necessário.

Durante a reunião, também foram apresentados diversos dados sobre a Unespar e o campus Paranaguá. Entre as demandas, Kempa destacou a questão do transporte estudantil e a necessidade de um terreno para a construção de um novo campus. Falou sobre projetos de pesquisa e de extensão que beneficiam os grupos que estão expostos a condições vulneráveis no litoral do Estado e pontuou as dificuldades que as universidades públicas estão enfrentando.

O transporte estudantil foi apontado como um problema comum a todos os estudantes de ensino superior da região, inclusive, da UFPR Litoral. Com isso, definiu-se pela criação de um grupo de trabalho que reunirá as duas universidades e representantes da associação dos municípios para que seja buscada uma solução para o assunto.

Presenças
Entre as autoridades do litoral presentes estavam os prefeitos de Paranaguá, Marcelo Elias Roque; de Antonina, José Paulo Vieira Azim; de Guaraqueçaba, Abelardo Sarubi; de Matinhos Ruy Hauer Reichert; e de Pontal do Paraná, Marcos Fioravanti.

Os representantes da Unespar foram a vice-diretora do campus, professora Danielle Marafon; o diretor do Centro de Ciências Humanas, Biológicas e da Educação, professor Moacir Dalla Palma; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professor Sebastião Cavalcanti Neto; a coordenadora do colegiado de Letras, professora Ivone Ceccato; os professores Adilson Anacleto e Antônio Alpendre da Silva e o agente universitário Marcus Paulo Madaloso.