Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proec emite nota pelo Dia Para Eliminar Violência Contra Mulheres

Proec emite nota pelo Dia Para Eliminar Violência Contra Mulheres

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Nota pública chama atenção para data internacional

O mundo está unido com o objetivo de debater os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. Nesta sexta-feira, 25, é o Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A ação visa conscientizar a sociedade sobre os problemas que acontecem diariamente.

Em razão disso, a Pró-reitoria de Extensão de Cultura (Proec) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) publicou nota se manifestando sobre o assunto. Como destaca a pró-reitora, professora Giselle Schnorr, muitas ações extensionistas da universidade tem atuado no sentido de desconstruir a cultura do estupro e combater o machismo, por exemplo.

NOTA PÚBLICA PELO DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

O dia 25 de novembro é especial para as mulheres de todo o mundo. Nesta data, celebra-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. Tema que nos remete a urgência de proposições de políticas públicas de enfrentamento às desigualdades de gênero para a construção de uma sociedade justa e solidária.
No Brasil, os dados são alarmantes, e apesar da existência da Lei Maria da Penha, ainda temos muito para avançar no que se refere à igualdade de gênero, contra a violência de gênero e a violência doméstica. Não é possível ignorar, menosprezar e não agir diante da realidade que se apresenta:

Nesse contexto, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) reitera seu compromisso com a implantação de ações para conquistarmos uma sociedade sem violência. Compromisso que se expressa em iniciativas articuladas com as demais pró-reitorias. Um dos exemplos é a implementação do Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior (CEDH), coordenado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), que se efetivará por meio de núcleos nos campi: Núcleos de Educação Especial e Inclusiva (NESP), Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA) e Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG).

Origem da data

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, comemorado em 25 de novembro, em homenagem às irmãs Pátria, Maria Tereza e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas na mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs eram conhecidas por Las Mariposas e lutavam por soluções para os diversos problemas sociais de seu país, a República Dominicana.

Toda a comunidade acadêmica está convidada a contribuir com esse processo.
Viver sem violência é um direito! Superar as violências um dever!

Paranavaí, 25 de novembro de 2016.

Giselle Moura Schnorr
Pró-reitora de Extensão e Cultura/PROEC