Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Unespar conquista Prêmio Capes de Tese 2016

Professor da Unespar conquista Prêmio Capes de Tese 2016

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Cerimônia de premiação foi realizada na quarta-feira, em Brasília

Cerimônia de premiação foi realizada na quarta-feira, em Brasília

“Texto e imagem: a ilustração literária de Poty Lazzarotto” é o título da tese desenvolvida pelo professor Fabrício Vaz Nunes, do colegiado de Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Curitiba I, que lhe rendeu o Prêmio Capes de Teses 2016. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira, 14, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília.

O trabalho recebeu o prêmio pela área de Letras/Linguística e é resultado do doutoramento desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para seleção foram considerados quesitos como originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação e valor agregado ao sistema educacional.

O estudo buscou demonstrar as diferentes formas como as ilustrações do artista paranaense Poty Lazzarotto interagem e dialogam com as obras literárias. Para isso, Nunes estabeleceu diferentes percursos de leitura e marcou um caráter interdisciplinar ao trabalho uma vez que coloca o tema em relação a duas formas artísticas: as artes visuais e a literatura.

Para ele, colocar diferentes áreas em relação é saudável para o pensamento acadêmico. “Evita que os pesquisadores, os pensadores, fiquem excessivamente isolados dentro de suas áreas específicas”, afirma.

O professor atua na Unespar na área de Artes Visuais, mais especificamente, com História da Arte. No entanto, decidiu enveredar para a literatura por estudar ilustrações de obras de ficção em prosa e para possibilitar uma maior abertura dos estudos. Dos cerca de 130 livros ilustrados por Poty, a pesquisa reuniu análises de aproximadamente 24 livros com trabalhos do artista.

Sobre o significado da conquista, Nunes descreve que “a sensação que tenho é que essa premiação coloca em relevo um tipo de prática acadêmica marcada pela interdisciplinaridade, que é uma dimensão fundamental para pensarmos as Ciências Humanas ou as Humanidades, como prefiro me referir, dentro da academia. Acho também que o prêmio coloca em relevo a pesquisa acadêmica dentro da Unespar, o que é especialmente importante em um contexto de franca desvalorização dos profissionais do ensino.

Livro
Além da premiação, a tese está aprovada para publicação em forma de livro pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp). “Sempre pensei na tese mais como um livro, e não tanto como uma obrigação acadêmica. E a melhor parte é que, como a tese, será um livro ilustrado fartamente, com mais de 300 ilustrações de Poty para diferentes obras literárias”, antecipa.

Prêmio Capes
Entre os contemplados no Prêmio Capes de Teses 2016 estão os melhores trabalhos de doutorado defendidos nos programas de pós-graduação do país em 2015. A comissão organizadora recebeu a inscrição de 774 teses oriundas de 90 instituições de ensino superior. Dentre as inscritas, 48 receberam o prêmio e outras 88 menções honrosas, conforme a área do conhecimento.

O presidente da Capes, Abilio Baeta Neves, enfatizou que o crescimento do Prêmio está relacionado ao sucesso das ações da agência. “A cada ano, a premiação cresce em quantidade de teses inscritas e em qualidade de pesquisa. É com grande satisfação que nós mais uma vez entregamos os prêmios com particular reconhecimento ao intenso trabalho de todos os estudantes e orientadores. Produção de excelência, que coroa o trabalho da Capes e de toda a pós-graduação brasileira”, declarou.

Os vencedores recebem diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; distinção ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; e auxílio para participação na cerimônia.