Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora da Unespar ministra curso de extensão em Cinema gratuito e aberto à comunidade em Curitiba

Geral, Extensão

por Paula Fernandes publicado: 02/05/2019 09h19 última modificação: 05/07/2022 08h27

Nos dias 4, 11 e 18 de maio, a partir das 8 horas, a professora Salete Machado Sirino, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), ministrará o Curso de Extensão Cinema Brasileiro e Educação, aberto à comunidade. O curso acontece pela manhã, a partir das 8 horas, na sede estadual da APP-Sindicato, localizada à Av. Iguaçu, 880, Rebouças, em Curitiba. Os participantes receberão certificado de 16 horas.

Este curso resulta de atividade prática da disciplina optativa Cinema e Educação, do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, e da disciplina eletiva Cinema Brasileiro: da criação à difusão, do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Estadual do Paraná/campus de Curitiba II (Unespar/FAP).

O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cinemamilitante@app.com.br ou pelo telefone (41) 3026-9822.

Lançamento de livro

No encerramento do curso vai acontecer o lançamento do livro "Cinema Brasileiro & Educação", organizado por Acir Dias da Silva (Unioeste) e Salete Machado Sirino (Unespar), abarcando textos de autoria de cineastas, realizadores, professores e pesquisadores do cinema nacional, dentre eles: Claudia da Natividade, João Castelo Branco, Luiz Carlos Lacerda, Marcos Camargo, Maria Nathália Cavalcanti, Odair Rodrigues, Solange Stecz e Vinicius Comotti.

Dia 4

Contextualização sobre a relação entre os campos do Cinema/Audiovisual e Educação, considerando a transversalidade, os processos de alteridade e construção de subjetividades. Estudos sobre a Lei 13.006/2014. Análises em filmes brasileiros sobre aspectos relativos à criação, produção e difusão, bem como os relativos ao contexto do Cinema Brasileiro na Escola.
Dia 11

Literatura e Cinema Brasileiros. Estudos sobre o conto “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa e a transposição fílmica “A terceira margem do rio”, dirigida por Nelson Pereira dos Santos.

Dia 18

Projetos de pesquisa relacionados ao Cinema Brasileiro na Escola.
Dalton Trevisan no cinema: exibição e debate com Estevan Silveira realizador dos filmes de curta-metragem "Balada do Vampiro" e  "Em busca da Curitiba perdida".

Resultado de imagem para instagramwww.instagram.com/unespar/