Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Progesp e Grupo de Trabalho discutem a saúde do trabalhador

Progesp e Grupo de Trabalho discutem a saúde do trabalhador

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Representantes do GT e da Progesp discutem ações

Pensando na implementação de políticas de prevenção de doenças decorrentes do trabalho a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) criou o Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador. O objetivo é que os integrantes produzam estudos diagnósticos para auxiliar nas ações da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento (Progesp).

Para tratar sobre o início das atividades, representantes do GT se reuniram com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Sydnei Kempa, e a assessora, Adriana Beloti. O encontro aconteceu em Paranavaí quando decidiram alguns encaminhamentos. O primeiro deles é que no início de 2016 será realizada uma pesquisa para coleta de dados junto aos docentes e agentes universitários. O resultado será utilizado para planejar ações pontuais para promover a qualidade da saúde e de vida dos servidores da instituição.

Como explica Kempa, grande parte da vida das pessoas é dedicada ao trabalho. Por isso, a Unespar está preocupada em minimizar os impactos que isso pode causar. “São inúmeras as pesquisas que indicam a carga de trabalho como o motivo para muitos problemas de saúde. Nesse sentido, queremos buscar estratégias que ajudem os servidores a exercerem seus diversos papeis na sociedade da melhor maneira possível”, comenta, acrescentando que já existe recurso para implantação do projeto.

O GT que trata do assunto foi constituído por indicação do Conselho Universitário (COU). Os integrantes foram nomeados em portaria específica e é composto pelos professores Carlos Molena, Maria Antonia Ramos Costa e Clara Márcia de Freitas Piazetta, e pela agente universitária Gisele Thá, dos campi de Curitiba II e de Paranavaí.