Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prograd discute programas institucionais nos campi da Unespar

Prograd discute programas institucionais nos campi da Unespar

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Campus de Paranaguá participou de reunião no dia 3 de julho

Campus de Paranaguá participou de reunião no dia 3 de julho

Os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estão participando, desde o início do mês, de mais uma rodada de reuniões com a Pró-reitoria de Graduação de Ensino (Prograd). Diretores de Centro, coordenadores de colegiado, integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), chefes das Divisões de Ensino, da Central de Estágios e representação dos setores de Registros Acadêmicos e dos estudantes estão participando das discussões, que visam à socialização do estágio em que se encontram as ações dos programas institucionais da Prograd.

A continuidade dos trabalhos do Programa de Reestruturação, lançado em 2015, é um dos destaques das reuniões. A ação encontra-se na fase inicial de elaboração dos novos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. Para isso, a comunidade acadêmica já realizou discussões coletivas e estudos sobre os fundamentos teóricos e políticos dos projetos.

A pauta das discussões abrange, ainda, questões pedagógicas, bem como o acolhimento das demandas oriundas da reestruturação, orientações gerais para a tramitação de processos junto aos Conselhos Superiores e ao Conselho Estadual de Educação (CEE) para encaminhamento institucional de cursos de graduação.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Mário Athayde Júnior, as reuniões com docentes e estudantes têm se mostrado produtivas. “São oportunidades de conversas com aqueles que fazem a graduação no dia-a-dia da instituição, necessária ao encaminhamento democrático e participativo da gestão e execução dos programas e projetos institucionais”, declara.

Nos dias 1º e 2 de julho, a equipe da Prograd esteve no campus de União da Vitória e no dia 3 de julho, no campus de Paranaguá. Os campi de Campo Mourão, Paranavaí e Apucarana estiveram reunidos nos dias 11, 12 e 13 de julho. A reunião com os campi de Curitiba I e Curitiba II acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, após o retorno do recesso acadêmico.

CEDH
A Prograd tem aproveitado os encontros de contato com a comunidade universitária para anunciar a criação do Centro de Acesso, Inclusão e Permanência da Diversidade Humana no Ensino Superior (CEDH). O projeto foi elaborado por um coletivo de professores a partir de uma articulação da Diretoria de Programas e Projetos e será apreciado na sessão do Conselho Universitário (COU), na próxima quinta-feira, 28 de julho.