Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prograd publica novas orientações para realização de atividades online

Geral

Prograd publica novas orientações para realização de atividades online

Geral, Ensino

publicado: 23/03/2020 10h47 última modificação: 05/07/2022 08h28

Após reunião com a administração superior da Unespar, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) emitiu, na última sexta-feira (20), uma nova orientação acerca da Resolução 001/2020, que versa sobre a realização de atividades online no período de suspensão de aulas em razão da pandemia do COVID-19. 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MEMORANDO COMPLETO

A pedido de coordenadores e diretores de centro para que fossem flexibilizadas as formas de atividades online/remotas, houve uma alteração na resolução citada:
De acordo com o memorando, a decisão de optar de realização de atividades online fica a cargo de cada colegiado de curso e professor. Para os que optarem por não fazer atividades online, o calendário de reposição será feito no retorno das atividades presenciais.  

O memorando também esclarece que o uso do Moodle foi indicado por ser, hoje, a plataforma institucional de atividades a distância dos cursos presenciais. Conforme  previsto no § 2o do Art. 2o da Resolução da Reitoria, outras plataformas e meios de atividades remotas/online também podem ser utilizadas. 

A Prograd também ressalta que, para os cursos que optarem por atividades remotas/online, é necessário atentar-se para a realidade de cada turma no que tange o acesso à internet por parte dos acadêmicos regularmente matriculados. Para os estudantes sem condições de acesso à internet, deverá ser ofertado o conteúdo em modalidade presencial, no retorno das aulas. O mesmo vale para estudantes com deficiência, que muitas vezes não têm condições de acompanhar determinadas ferramentas tecnológicas. Para estes casos, a Prograd também sugere a busca de apoio do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) do campus. 

O memorando solicita, ainda, uma atenção especial para os alunos de primeira série, visto que ainda não estabeleceram vínculos de outras formas com professores e colegas de turma, além das relações presenciais nas atividades na universidade. 

Plataforma Moodle

Para os casos em que se opte pela utilização do Moodle, a Unespar reuniu tutoriais em vídeo, produzidos espontaneamente por docentes da instituição, de acesso e uso da plataforma Moodle. Clique aqui para acessar a lista de tutoriais. 

A  Prograd disponibilizou um link  para que docentes que ainda não possuem disciplinas cadastradas no moodle possam solicitar a sua criação. Dúvidas quanto a questões relativas ao moodle podem ser esclarecidas pelo e-mail: moodle@unespar.edu.br.

Acompanhe a Unespar nas redes sociais

www.facebook.com/UnesparOficial

www.twitter.com/UnesparOficial 

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo