Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Bolsa Permanência abre inscrições com novidade

Programa de Bolsa Permanência abre inscrições com novidade

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Inscrições devem ser efetuadas no protocolo do campus

Acadêmicos regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo podem se inscrever no Programa de Bolsa Permanência. A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) abriu as inscrições nesta segunda-feira (24) junto com a publicação do edital que especifica os critérios de participação. Os interessados poderão se inscrever até 12 de maio.

Além do formulário de inscrição e da declaração de situação financeira que estão disponíveis no edital do programa, os acadêmicos devem ficar atentos aos documentos necessários para comprovação da vulnerabilidade socioeconômica. A documentação deve ser entregue no protocolo do campus, conforme o horário de atendimento do setor, aos cuidados da Comissão Avaliadora do programa.

Segundo o edital, é vedada a participação de estudante que já tenha concluído curso de graduação, inclusive tecnológico, em qualquer instituição de ensino, ou que tenha passado por processo de jubilamento.

Novidade
A inovação é que os contemplados não precisarão estar vinculados a projetos de extensão como ocorria nas edições anteriores. O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, salienta que a mudança é resultado do compromisso assumido com o movimento de ocupação estudantil do ano passado. “O foco é apenas o de garantir a permanência e a qualidade da formação dos estudantes que possuem fragilidade socioeconômica”, detalha.

Valores e avaliação
A instituição reservou mais de R$ 100 mil, em recursos próprios, para a concessão de bolsas que atenderão 21 acadêmicos, sendo três por campus. Os selecionados serão contemplados com um auxílio mensal de R$ 400 com duração de até 12 meses.

O diretor de Assuntos Estudantis, professor Federico Alvez Cavanna, explica que a avaliação e a classificação das inscrições serão realizadas por uma comissão instituída em cada campus, com a participação obrigatória de um representante discente. A classificação será por ordem crescente, conforme renda familiar e per capita, levando em consideração os casos de estudantes com filhos menores.

O resultado da avaliação será divulgado no dia 21 de maio. Casos de recursos deverão ser protocolados até 24 de maio, o resultado final está previsto para 25 de maio e a vigência do programa inicia em 1º de junho.