Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de formação docente da educação básica recebe inscrições

Programa de formação docente da educação básica recebe inscrições

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h26
Professores da rede básica podem se inscrever até 1º de dezembro

Professores da educação básica podem cadastrar currículos e solicitar vagas para participação nos cursos ofertados pelo Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic). As inscrições estão abertas até 1º de dezembro e devem ser efetuadas na Plataforma Freire por meio do endereço https://freire2.capes.gov.br.

A partir dos dados preenchidos na plataforma, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizará um levantamento dos cursos e vagas solicitados. O resultado embasará a abertura do edital do Profic para seleção das Instituições de Ensino Superior que ofertarão os cursos com maior demanda. De acordo com informações da Capes, nesta edição, estão previstos cursos de especialização em Alfabetização, Educação Infantil, Matemática e Língua Portuguesa.

Segundo o diretor de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Marcelo Câmara, neste ano a iniciativa está passando por mudanças para atualizar o modelo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Entre as mudanças está o método de repasse. Os recursos financeiros serão repassados diretamente às instituições, com o objetivo de aumentar a eficiência da gestão. Também haverá mudança nos currículos dos cursos.

Incentivo
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ainda não integra o programa. No entanto, como explica a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Simone Jacomini Novak, existe a possibilidade da instituição concorrer ao edital desde que professores da região de abrangência da Unespar inscrevam-se e demonstrem interesse nos cursos.

A pró-reitora reforça para que a comunidade universitária incentive a inscrição de professores e divulgue o prazo de inscrições. “Esta iniciativa é importante, pois fomenta a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estão no exercício da docência na rede pública de educação básica”, destaca.

O apoio da Capes possibilita a implantação de turmas especiais, por instituições de educação superior (IES), em cursos de Primeira Licenciatura, Segunda Licenciatura ou Formação Pedagógica.

Mais detalhes sobre o programa estão disponíveis em www.capes.gov.br.