Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Iniciação Científica inscreve a partir de 15 de fevereiro

Programa de Iniciação Científica inscreve a partir de 15 de fevereiro

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

Desenvolver nos acadêmicos dos cursos de graduação o pensamento e a prática científica, artística e cultural com a orientação de pesquisadores qualificados é um dos objetivos do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Visando a seleção de novos projetos, a instituição recebe entre 15 de fevereiro e 15 de março as submissões de propostas de trabalhos para o biênio 2016/2017.

As inscrições devem ser realizadas somente pelo orientador no endereço http://prppg.unespar.edu.br. O professor pode encaminhar até quatro propostas das quais até duas podem ser indicadas para concorrer bolsa. Para efetuar a inscrição de cada proposta, uma mesma submissão deve conter o projeto de pesquisa com até 10 páginas incluindo bibliografia, a ficha de inscrição e a tabela de pontuação de Currículo Lattes do orientador devidamente preenchidas seguindo o edital divulgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Em caso de ausência ou preenchimento incorreto dos documentos as propostas não serão homologadas.

O processo de seleção do programa compreende a análise e conferência da documentação como etapa eliminatória. Depois é realizada a avaliação dos projetos de pesquisa com caráter eliminatório e classificatório. Por fim, calcula-se a pontuação do Currículo Lattes do orientador referente ao período de 2013 a 2015. A previsão é que o resultado final seja divulgado a partir de 27 de junho. Os aprovados executarão as propostas de 1º de agosto de 2016 a 21 de julho de 2017.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, o programa possui vários benefícios. Entre eles, destaca que contribui para a formação de pesquisadores, possibilita maior interação entre graduação e pós-graduação, qualifica os alunos para ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu e promove a disseminação de divulgação dos resultados da pesquisa desenvolvida. “Os acadêmicos têm a oportunidade de se desenvolverem pessoal e profissionalmente, pois aprofundam o conhecimento teórico e prático e estão em constante contato com outros pesquisadores em situações diversificadas”, acrescenta.

Requisitos – Para submissão de propostas, os professores devem pertencer ao quadro efetivo da Unespar, possuir titulação mínima de mestre, regime de trabalho T-40 ou Tempo Integral de Dedicação Exclusiva (TIDE) e possuir currículo Lattes atualizado em 2016.

Já os alunos devem estar regularmente matriculados em curso de graduação da Unespar, possuir currículo na plataforma Lattes com data de atualização envio ao CNPq em 2016 e ter disponibilidade de 20 horas de dedicação ao programa no caso de bolsista e de 12 horas em caso de voluntário.

Mais detalhes sobre o processo de inscrição, seleção e anexos estão disponíveis no site da PRPPG.