Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Reestruturação de Cursos é discutido com alunos

Programa de Reestruturação de Cursos é discutido com alunos

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

Acadêmicos representantes dos campi de Paranavaí, União da Vitória, Paranaguá, Curitiba I, Campo Mourão e Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) participaram, na semana passada, de reunião para tratar sobre o Programa de Reestruturação de Cursos. O encontro foi realizado no campus de Paranavaí mediado pela professora Priscila Semzezem que representou a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd).

O objetivo foi iniciar as conversas sobre o diagnóstico dos cursos junto aos estudantes que integram o Fórum de Estudantes da Unespar. No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a organização e compreender como será a participação nas decisões do programa. De acordo como os presentes, será constituída uma comissão com dois representantes de cada curso para acompanhar e contribuir com os trabalhos. Além disso, pediram para entregar o relatório com o resultado das análises conforme solicitado pela Prograd até fevereiro.

Priscila respondeu aos questionamentos e explicou que as propostas de readequação serão construídas, a partir do próximo ano, com base nos diagnósticos elaborados pelos professores e alunos. “A participação dos estudantes é de fundamental importância, uma vez que serão diretamente contemplados com as mudanças que forem executadas. Esse é um processo de médio a longo prazo e que precisa do envolvimento de toda a comunidade acadêmica”, detalhou.

Os estudantes reforçaram que desejam ser comunicados sobre todos os encaminhamentos do programa assim como acontece com as diretorias de Centros de para embasar as discussões e trabalhos. Para eles, a abertura de espaço para participação das decisões da universidade é fundamental e avaliaram como positivo esse primeiro contato com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação.

Programa – O Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Unespar foi lançado em agosto com o objetivo de construir propostas curriculares para ampliar o acesso e a permanência dos estudantes da instituição. Desde o início, já foram realizadas palestras, encontros gerais com representantes de todos os campi, bem como encontros de cursos de áreas afins. A primeira fase é a de diagnóstico das semelhanças e diferenças existentes entre os cursos. Depois serão elaboradas as possibilidades de novas organizações curriculares da Unespar.