Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Reestruturação dos Cursos debate acesso e permanência

Programa de Reestruturação dos Cursos debate acesso e permanência

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Professores participaram de discussões

Professores participaram de discussões

Questões sobre o acesso e a permanência dos estudantes no Ensino Superior foi o tema principal da mesa redonda que abriu os trabalhos do segundo encontro geral do Programa de Reestruturação dos Cursos de Graduação da Unespar. O evento foi realizado nesta segunda e terça-feira, 9 e 10, nos campi de Apucarana e Curitiba I, respectivamente, com a participação dos docentes. O assunto foi abordado pelos professores, Nadir Zago (Unochapecó) e Thiago Pereira (UFFS/Erechim), que apresentaram dados estatísticos, um panorama histórico sobre acesso ao Ensino Superior e estimularam a reflexão sobre o assunto tomando como base as camadas populares.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação e coordenador do programa, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, a temática foi escolhida levando em consideração as características da Unespar que possui um público formado por trabalhadores que estudam no período noturno, com renda familiar de até quatro salários mínimos e, normalmente, de municípios das regiões onde estão instalados os campi.

No período da tarde, os participantes se reuniram para continuar a fase diagnóstica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) a partir da legislação atual e identificar as lacunas das etapas de avaliação anteriores. Segundo o pró-reitor, os dados serão utilizados pela Prograd para a montagem de um documento com o diagnóstico geral dos cursos de graduação da instituição.

A chefe de gabinete da reitoria, professora Edinéia Navarro, participou dos eventos e destacou que a discussão é considerada importante para a reitoria e necessária para o aluno da Unespar. “Nesses encontros temos a oportunidade de olhar os cursos, os alunos e a universidade como um todo. Além do pedagógico, nosso compromisso é o de discutir a universidade que queremos”, pontuou.

Visita – A programação realizada no campus de Apucarana contou ainda com a visita do presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, José Dorival Peres, que foi recepcionado pelo pró-reitor de Ensino de Graduação e pela chefe de gabinete.

Na conversa, Mário explicou que o objetivo do programa é construir propostas curriculares que permitam ampliar o acesso e a permanência dos estudantes, garantindo uma formação humanística e profissional sólida. Ao mesmo tempo, visa contribuir com o processo de renovação do credenciamento da instituição.

Dorival parabenizou a iniciativa da universidade. Para ele, o programa demonstra a preocupação da Unespar com as atividades de ensino e a vontade de sempre melhorar.