Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto "Memórias... Histórias de todos nós" será lançado em agosto

Projeto "Memórias... Histórias de todos nós" será lançado em agosto

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h27

Dar visibilidade à memória e à luta de pessoas comuns entre os anos de 1964 a 1985 é um dos objetivos do projeto “Memórias.... histórias de todos nós”, proposto pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e aprovado pelo Grupo de Trabalho de Assuntos Estudantis (GT-AE) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Com o intuito de promover a conscientização da comunidade acadêmica Unespar acerca da importância da preservação da memória, o projeto será desenvolvido em todos os campi da instituição por meio de murais e exposições.

A 1ª edição terá início no mês de agosto e se estenderá até o final de setembro. A cada semana será exposta a biografia de uma pessoa comum que viveu no Brasil durante o período de 1964 a 1985 e participou da construção da história nacional, mas que a atual falta de memória coloca no esquecimento.

“Os murais, construídos por meio de objetos descartados em nossos campi, instigam a pensar que uma sociedade sem memória transforma pessoas em objetos que quando não mais úteis são descartados, assim como as histórias que solidificaram o chão em que repousam nossos pés”, explica a Diretora de Assuntos Estudantis, Meire Lóde.

As biografias serão selecionadas pela DAE e enviadas semanalmente aos estudantes participantes do GT-AE, que serão responsáveis pela montagem das exposições e murais.

Lóde salienta que, embora organizadas pelo GT-AE, as exposições estão abertas à participação de qualquer estudante interessado(a), com garantia de certificação pela atividade. Para participar, basta que o(a) estudante procure o DCE ou movimento estudantil de seu campus.